Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Um convite à boa parte [2]

Jo 17.3 – E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

Muito se ouve falar em vida eterna com o sentido de um viver novo em um lugar celestial, o Céu. Muitas canções foram escritas exaltando o momento sublime que iremos passar ao adentrarmos os portões da Cidade Santa, a Nova Jerusalém. Aleluia! É realmente maravilhosa a expectativa que enche o nosso coração, de enfim vivermos no Céu, para todo sempre!

O grande problema é que a vida eterna não começa no Céu. Ela não é um lugar, ela é um viver. Para entendermos melhor o que é a vida eterna, vamos pensar um pouco primeiro naquilo que é a vida “não-eterna”.

Qual o motivo da vida? Mesmo que vários cientistas tentem a todo vapor associar a matéria animada com a matéria inanimada, e dizer que somos apenas um conjunto complexo de arranjos moleculares, existe uma coisa, um pontapé inicial que eles nunca puderam explicar: a vida.

É fato que somos 75% compostos de moléculas de água, e dos 25% de massa seca a maior parte é formada por moléculas de carbono. Se olharmos dessa forma, muitas rochas possuem formação parecida com a nossa, e não são vivas. Algo mais profundo de alguma forma diferencia o animado do inanimado, a matéria morta, inerte, da viva.

Vemos na Palavra (Gn 2.7) que Deus formou o homem do pó da terra (daí nossa semelhança molecular com algumas rochas) e depois o que Ele fez? Soprou o fôlego de VIDA em suas narinas. A vida naquele momento possuía a função de tornar animado um corpo de barro, e transformá-lo na obra de arte máxima de Deus: o corpo humano.

Mas então, porque a morte surgiu? A palavra diz (Rm 5.12) que a morte entrou no mundo através do pecado do homem. O fim da vida representa o desligamento com o Criador, a separação, o retorno à matéria inanimada. Devido ao pecado, toda a matéria foi condenada ao fim da vida, à destruição. Deus em sua infinita bondade e misericórdia, Resolveu o problema da morte da alma através de seu Filho Jesus Cristo, o qual morreu em uma rude cruz pelos pecados de toda a humanidade, concedendo à todos uma chance de serem redimidos, e serem reatados ao seu Criador.

A estratégia magnífica aqui é fazer Jesus viver em nós dia-após-dia enquanto nosso velho eu é morto, também diariamente. A nova vida começa no batismo, quando somos colocados em Cristo, enxertados na Videira Verdadeira.

O que é a vida eterna? A vida eterna é o contato eterno com o Criador, é a vida nEle, e provarmos da presença dEle eternamente, e basta lembrar aqui que o “eternamente” inclui também o hoje.

Isto eu digo porque da mesma forma que muitas canções foram escritas exaltando a vida que há de vir no Céu, existem também canções de lamentação quanto ao tempo que passamos aqui. Não apenas músicas, mas palavras, ensinos, sermões e outros. É como se dissessem: não existe alegria enquanto não morrermos, não existe vida plena enquanto não pisarmos as ruas do Céu. Isso não é verdade, pois a vida eterna é esta: “Que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo à quem enviaste.”

Existe uma larga diferença entre vivermos inconformados com as atrocidades deste mundo e vivermos lamentando, infrutuosos, pelos cantos, como se estivéssemos em uma cadeia, implorando pela liberdade. Jesus nos fez livres naquela Cruz, e fez isso com uma razão específica, a de sermos sal e luz nessa Terra.

Como seremos sal e luz se focarmos nosso tempo aqui como algo totalmente penoso e insuportável? Nos fecharemos em casulos esperando o arrebatamento? Enterraremos pois o talento que nos foi confiado até a volta do Senhor? Não!

Ter vida eterna ter Jesus vivendo em nós e através de nós. É conhece-lo e prosseguir em conhece-lo (Os 6.3). É deixar a vida dEle em nós contagiar à todos quanto vivem conosco. As limitações que a carne nos impõe não podem ser motivo para atrofiarmos os músculos espirituais que recebemos no batismo.

Que venhamos sim, entoar canções exaltando a maravilha que há de ser entrarmos para viver eternamente com o Senhor no Céu, mas que também venhamos a entoar canções que são canções de batalha, fortes e destemidos para viver e fazer toda a vontade do Senhor aqui, enquanto Ele não vem nos buscar. Que nossas vidas possam revelar que a vida eterna começa aqui, conhecendo a Deus e a Jesus Cristo, a quem Ele enviou. Que venhamos a desfrutar da vida eterna, estando atentos a aprender com o Senhor, aos Seus pés.

“Maria escolheu pois a boa parte, e esta não lhe será tirada.” (Lc 10.42)

No Amado,

Guilherme Wilson, discípulo de Jesus.

Um comentário:

  1. Nesse mesmo capítulo de João 17 Jesus também diz, em oração ao Pai:"não peço que os tire do mundo e sim que os guardes do mal; assim como Tu me enviaste ao mundo também eu os enviei ao mundo." Nossa missão, sendo salvos, é trazer outros para a casa do Pai, vivendo o Reino dos céus aqui na terra e entronizando o eterno no meio aonde estamos. Linda palavra Gui, que a luz de Jesus resplandeça cada dia mais sobre você.

    ResponderExcluir