Pesquisar este blog

domingo, 12 de dezembro de 2010

Meditações sobre o Propósito Eterno de Deus


Mt 11.29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.
Como parece complicado aprender com Jesus às vezes. Enquanto os discípulos discorriam entre si sobre quem seria o mais importante, Ele o Mestre dos mestres, tomava uma toalha e uma bacia e lavava os pés deles. É bom lembrarmos que naquela época lavar os pés de alguém era um ato reservado aos mais baixos empregados, pela desonra que representava. Ele era entre eles tão diferente, tão incrível, tão grande e... tão servo, Aquele que estava no Trono da Glória 33 anos antes, agora estava ali diante daqueles pés imundos e com um sorriso no rosto, um sorriso de servo que se alegra em servir. Como assim Jesus? Como podemos aprender contigo?
Jesus diz a resposta para este nosso dilema neste texto: “tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim”. Simples assim, e verdadeiro assim. Para aprender com Jesus, o grande pré-requisito é tomar sobre nós o jugo dEle. Mas, o que é jugo?
Você já ouviu falar em “carro-de-bois”? Antigamente, e ainda hoje em alguns lugares, os bois eram usados para puxar uma espécie de carroça, que era carregada com as mais diversas coisas. Dependendo do peso da carga eram necessários vários bois, e como organizavam isso? Colocavam-nos de dois a dois, emparelhados e sobre seus pescoços repousava-se uma única peça de madeira, que impedia que os bois tivessem ritmos diferentes de trabalho. Se um começasse a “empacar” a força do outro boi empurrava seu pescoço com a peça de madeira, como se estivesse dizendo: “anda aí meu amigo, não pode parar não, continue firme!”. Esta peça é o tão famoso jugo de que o texto fala.
Agora... pense numa coisa, Jesus está dizendo para entrarmos debaixo do mesmo jugo em que Ele está... Nessa hora imaginamos aquela cena um tanto bizarra, Jesus do meu lado como se fosse um boi enorme, musculoso, ágil e disposto e eu ali do lado, pequeno, franzino,  molenga e preguiçoso. No que isso vai dar? É aí que está a grande sacada de usar o jugo.
O jugo é usado nas fazendas como uma forma de “equilibrar” o rendimento dos bois. Ao colocarmos um boi forte com um boi fraco, forçamos o desenvolvimento do mesmo, e, semelhantemente, este é o objetivo do Jugo Santo de Cristo, nos desenvolver até alcançarmos a medida da estatura da plenitude de Cristo!
Que maravilha então, não é? Parece fácil... e é. A Palavra nos diz que o jugo do Senhor é suave. Isto facilita muito as coisas, afinal o contrário de suave é grosseiro. Isto quer dizer que tomarmos o Jugo de Jesus não nos machuca, apenas nos endireita, mas existem alguns cuidados que precisamos levar em conta.
Imagine a cena: Sol escaldante e o boi franzino ali no jugo com o boi forte, puxando aquela carga há algumas horas. De repente ele dá uma mugida para parar o carro, tira o Jugo do pescoço e muge para o fortão ao lado: “Foi muito bom trabalhar com você meu amigo, mas não posso continuar, estou cansado demais, sabe como é não é? Sou novo no serviço ainda, nada pessoal, ok?” Isto existe? Mas é claro que não, não se pode remover o jugo, só quem faz isso é quem põe o jugo sobre o boi. A Palavra diz que aquele que tendo tomado o arado, olha para trás, não é apto para o Reino de Deus. Começou? Vá até o fim! Este é o lema. Deus se encarrega do desenvolvimento, mas você não espera se tornar um boi forte nos primeiros 10 km, não é? Como eu disse, Deus se encarrega do desenvolvimento, cabe a nós permanecer debaixo do Jugo de Cristo.
Qual a motivação, quer dizer, os músculos espirituais a serem gerados em nós? Jesus disse “por que sou manso e humilde de coração”. Mansidão e humildade, e ambas de coração. O que vem a ser isso? Mansidão tem a ver com não se irar, permanecer com a calma mesmo nas situações mais adversas. Vamos lembrar de Jesus perante o Sinédrio na madrugada anterior à crucificação. O que Ele fez após todo aquele escárnio contra Ele? Ele permaneceu manso, e respondeu mansamente. Mansidão é um fruto do Espírito Santo, é algo que faz qualquer um no mundo ficar de cabelo em pé. Quando o “olho por olho e dente por dente” do Hamurabi dá lugar ao “ofereça a outra face” do Mestre dos Mestres, todos se assustam no mundo à volta. Com a humildade é exatamente o mesmo. A humilhação é um terreno em que satanás não pisa, e quando nos humilhamos reconhecemos o poderio de Jesus sobre nós, esvaziando toda a soberba em nossas vidas.
Qual o fruto de tomar o Jugo de Jesus, e aprender dEle q é manso e humilde de coração? Descanso para as nossas almas. O q é descanso? É refúgio, e viver livre as ameaças e pressões que nos cercam, é a paz. Ele nos promete isso através de tomarmos o Seu jugo, sermos emparelhados com Ele, para seguir seus passos e seu vigor. Pra sermos parecidos com Ele. Que Jesus nos guie ao Seu lado, e que possamos aprender com Ele, dia-a-dia, e participarmos continuamente e eternamente do descanso que só nEle encontraremos.

Um comentário:

  1. Amémmm!! Linda e muito bem desenvolvida, essa palavra!

    Eu estava aqui imaginando a cena e contemplando a plena humilhação de Jesus, o próprio Deus que existia antes de todas as coisas, oferecendo-se para dividir o "jugo" comigo, com cada um de nós.
    Isso se chama GRAÇA!... Obrigada, Jesus!

    Que achemos descanso para as nossas almas através deste precioso jugo e aprendendo com Cristo a sermos mansos e humildes !!!

    ResponderExcluir