Pesquisar este blog

domingo, 26 de dezembro de 2010

Meditações sobre o Propósito Eterno de Deus (2)


Gn 1.26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam sobre a terra.

 Deus criou um universo maravilhoso, com uma riqueza de detalhes mais do que impressionante, gerou coisas tão grandes e complexas como as galáxias, compostas por milhões de estrelas, cada uma diferente da outra, e criou também coisas tão pequenas e simples como o átomo, se bem que o próprio átomo é de uma complexidade acima da compreensão humana!
Criou plantas tão pequenas e simples como o musgo, que vivem tão pouco tempo, até as Sequoias Gigantes, que ultrapassam os quatro mil anos de vida e os 100 metros de altura! Fez animais tão aparentemente simples como as minhocas, e fez também a Sua obra prima da Criação, Ele criou o homem! 
Quando pensamos na imensidão do universo, podemos incorrer no erro de achar que o homem apenas “faz parte” da Criação, quando na verdade tudo o que Deus criou, ele criou PARA o homem. O homem é a razão para o restante da Criação, e não um complemento. Quando um bebê está para nascer, os pais preparam o enxoval para a criança, seria tremendamente incoerente ouvirmos um casal conversar assim: “Ah meu bem, agora que temos esse enxoval maravilhoso, o que você acha de termos um bebê? Aposto que ele iria combinar com esse ambiente, você não acha?”... Sem comentários, não é? Repare que o texto diz (...) tenha ele domínio sobre... toda a terra(...). Não se compra uma criança para os brinquedos, mas sim os brinquedos para a criança. Deus não criou o homem para completar o universo, fez o universo para ser o berço de seus futuros filhos e filhas.
 É interessante que Deus DIZ: “FAÇAMOS o homem...”. Primeiro: por que Deus teve que dizer? Repare que em toda a Criação Deus diz “haja” e então o que Ele diz se realiza em seguida. Deus não era poderoso para apenas pensar e a coisa toda aparecer? Claro que era, mas... lembremos que Jesus Cristo era o Verbo de Deus já coexistente, e Verbo quer dizer “palavra”, o ato de falar, pronunciar. Por essa razão, Deus DISSE, por que Jesus participou junto com Ele de TODA a Criação. Isso tudo pode ser visto na palavra “Façamos”, que expressa coletividade.
Outro fato interessante é que todas as vezes que Deus criou alguma coisa Ele disse “haja”, porém ao criar o homem Ele disse “façamos”. Por que essa diferença? Isso nos dá a entender que Ele “colocou a mão na massa” na hora de fazer sua obra prima, dá pra perceber que tivemos uma exclusividade na Criação que nem mesmo o sol teve! Deus e seu único Filho criaram, ou melhor, CRIOU naquele momento aquele que daria origem a uma Família, a Família de Deus!
Mas não para por aí, Deus FIZERAM o homem à Sua imagem. O que quer dizer isso? Quer dizer que Eles FEZ o homem parecido com Ele (embora talvez seja difícil ler um texto com tantos verbos conjugados de forma errada, escrevo assim para fixar a ideia de que embora Deus seja três, os Três são UM). Todos se lembram da história do Patinho Feio, não? Quando ele era um ovo, estava bem misturado aos outros, porém... e  quando o ovo chocou? Ele era diferente dos outros, e isto fez com que se sentisse afastado, não os via como irmãos. Da mesma forma, Toda a Criação de Deus era diferente de Deus, mas Deus queria uma Família, filhos que os anjos pudessem ver e dizer a Deus: “Oh, Senhor, como são parecidos contigo os teus filhos! Eles possuem os seus olhos, o seu jeito, são imagem do Senhor, como essa Família se parece!”. Por isso Deus fez o homem à sua IMAGEM.
A nossa comunicação com o mundo se dá hoje através de cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato, e dentre esses aquele que produz a imagem de algo é a visão. É por isso que toda vez que lemos “imagem” nesse texto, associamos à aparência física. O problema, no entanto, é que enquanto temos cinco sentidos, Deus tem “zilhões” de sentidos! Quando Deus diz “imagem” Ele não diz apenas aquilo que pode ser visto, mas tudo o que pode ser sentido! A Essência de Deus estaria no homem, tudo aquilo que caracteriza a forma como o resto da Criação sente a presença de Deus, estaria estampado e gravado no homem!
Deus diz também no texto que fez o homem “conforme a NOSSA SEMELHANÇA”. O que Deus quis dizer com essa semelhança? Jesus uma vez disse que Ele está no Pai e o Pai está nEle, eles são Um, literalmente! A semelhança que há entre o Pai e o Filho é tão grande que se torna impossível distingui-los separadamente! O que Deus queria ao fazer o homem era que assim como Ele e o Verbo eram indistinguíveis, assim fosse também a humanidade entre Eles, e um detalhe, entre si também! Imagine que coisa fabulosa uma família que de tão unida e parecida sejam confundidos uns com os outros por quem os tenta distinguir? Unidade plena! Este era o sonho de Deus ao criar o homem!
Podemos concluir então que Deus queria uma FAMÍLIA de MUITOS FILHOS SEMELHANTES A ELE! Este foi o sonho que Ele planejou construir através de Adão e Eva, a sua Família!

Que Deus os abençoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário