Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Meditações sobre o Propósito Eterno de Deus (3)

 

Rm 8.28-29 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu Propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Imagine um rebanho de vacas leiteiras. Elas ficam confinadas durante a noite em um curral, são levadas para tomar sol durante o dia, levam agulhadas de remédio, entre muitos outros procedimentos, tudo porque o fazendeiro tem um objetivo, um propósito: conseguir muito leite de boa qualidade.

Uma mãe deixa seu filhinho sozinho na escola no primeiro dia de aula, e embora o evento traga um aperto no coração, ela o faz, e isso porque ela tem um propósito: Ver seu filho crescer e se tornar um homem maduro, preparado para tomar decisões sozinho.

Várias são as situações em que coisas parecem “não tão boas” aos nossos olhos, porém nesses momentos difíceis somos levados a tirar os olhos do agora e colocá-los no propósito que procuramos alcançar.

Com Deus a situação não é diferente, Ele sempre teve um Propósito, um Propósito Eterno. Muito mais profundo do que tudo que possamos imaginar está este sonho gerado por Deus, a família. Podemos sentir um pouco disso em nossas próprias famílias, o sentimento que temos por nossos pais, os pais pelos filhos, entre os cônjuges, o sentimento entre irmãos, tudo é algo realmente fascinante, a forma como os corações se interligam dentro de um lar.

A Palavra diz que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu Propósito. Se TODAS as coisas cooperam, então TODAS as coisas cooperam. Um irmão disse uma vez que se uma folha cai de uma árvore, então isso coopera. Então comecei a pensar em outros exemplos, se perdemos um parente, isso coopera. Se somos demitidos, isso coopera. Se somos reprovados em um teste, isso coopera. Se morremos, isso coopera. TUDO coopera.

Deus quer ser Pai de uma grande família de filhos semelhantes a Jesus, e isto desde a eternidade. Isto pode ser visto na palavra “predestinou” que aparece no texto. Ao contrário do que muitos teólogos insistem em dizer, afirmando a furada teoria da predestinação através desta passagem, porém sabemos que a coisa não é tão complicada assim de entender, vejamos: Predestinar é destinar algo desde antes de tê-lo em mãos. Destinar é criar um objetivo para algo, como por exemplo, uma carta. Ela deve ter um destino, e se ela se extraviar, isso não muda o fato de que foi “predestinada”.

Eu às vezes me pego sonhando com uma filha, mesmo sendo solteiro. Eu seria capaz de pintá-la num quadro, se fosse bom com pincéis, é claro. Consigo ver os traços físicos dela, cor da pela, cor dos cabelos, dos olhos, jeito de caminhar, voz, a forma como vai me chamar de papai, o sorriso, a risada, o cheirinho dela, embora eu não saiba como, a imagem dessa menininha já está aqui no meu coração a um bom tempo, anos talvez. Eu sonho que ela goste muito de cantar e seja uma pianista ou violinista, e fazendo isto eu estou a predestinando. Mesmo que um dia os planos de Deus para ela sejam outros, ou mesmo que eu nem vem a ter o prazer de ser o pai dela, ainda assim isso não muda o fato de que eu a predestinei. Necessariamente não devemos carregar a ideia errônea de destino que é pregada no mundo.

O fato é que Deus quer ter uma família, o que significa unidade. Esta família tem que ser de muitos filhos, o que quer dizer quantidade. Cada filho deste deve ser semelhante a Jesus, o que implica em qualidade. Três palavras que definem a família de Deus: Unidade, Quantidade e Qualidade. Deus, de antemão nos conheceu, sonhou conosco mesmo antes de existirmos. Então Ele nos predestinou para sermos conformes à Imagem de seu Filho, para que Ele fosse o Primogênito entre muitos irmãos, para que fôssemos sua Família perfeita, seu Propósito Eterno realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário