Pesquisar este blog

domingo, 16 de outubro de 2011

Um convite à boa parte [4]

 
Antes de qualquer coisa, vamos dar uma olhada no texto que está em Lucas 10.38-42:
1 E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;
2 E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.
3 Marta, porém andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.
4 E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;
5 E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.
-----//-----
Nossa… foi Marta quem o recebeu em sua casa! Confesso que nunca tinha percebido isso antes! (Valeu por mais essa Senhor!)
ATENÇÃO: Os detalhes da narrativa a seguir são fruto da minha imaginação para esse evento tão importante, todos os direitos autorais do evento no original são reservados ao Autor da Vida, hehe.
Estava quente. Marta viu Jesus chegando no vilarejo. Seu irmão Lázaro era amigo do Mestre e era como se fosse da família também. Ela convidou Jesus para entrar, e enquanto isso se lembrava de que precisava por a casa em ordem. Organizada e caprichosa, Marta acreditava que receber visitas com a casa desarrumada não era nada adequado, então era preciso agir rápido.
Jesus entrou e se assentou. A longa caminhada que havia feito nos faria refletir sobre o pecado que é murmurar pela superlotação nos ônibus, e ele estava cansado. Maria ficou muito feliz com a chegada do Rabi e rapidamente foi buscar um pouco de água e lhe deu a beber. Maria adorava ouvi-lo. Desde que Jesus se tornara amigo de Lázaro o sentimento de família havia ficado muito forte.
Marta, de longe, sistemática como sempre, olhava aquela conversa e se perguntava no íntimo: “Quando é que Maria vai se tocar e vir me ajudar também? Será que ela não entende que eu também gosto de ouvir Jesus ensinando? Mas responsabilidades são responsabilidades. Jesus bem que podia orientá-la a me ajudar, sei que ele vai fazer isso assim que perceber uma oportunidade, sei que vai dizer a ela.” Enquanto isso Jesus, pelo poder do Espírito Santo, sabia tudo o que estava se passando no coração de Marta.
dez minutos e nada, vinte e menos ainda… uma hora se passara e Jesus empolgado falava sobre o coração do Pai e seu Amor pela humanidade, citando passagens de Gênesis à Malaquias. Os olhos de Maria brilhavam! Marta percebeu que Jesus não estava se incomodando e resolveu “ajudá-lo” a perceber: “Jesus, eu acho que Maria se esqueceu que precisa me ajudar a fazer os deveres, imagino que o você esteja sem graça de dizer a ela pra me ajudar, já que ela está tão empolgada a te ouvir, mas não se preocupe, Maria entenderá. Pode pedir a ela que venha me ajudar.”
Naquele momento Jesus parou e olhou para Marta com os olhos cheios de um amor tão grande que só o Filho de Deus poderia demonstrar. Depois de um breve, porém reflexivo espaço de tempo, ele respondeu a moça dizendo: “Marta, Marta… porque é que você sempre espera que eu dê tanto valor ao que você faz? Desde que cheguei você se pôs a trabalhar e arrumar a casa, mas eu não vim visitar a casa, vim visitar você. Maria pois escolheu a boa parte, e eu não vou tirar isso dela.”
“Boa parte…” Aquelas duas palavrinhas, embora enigmáticas, trouxeram consigo rapidamente o significado. Jesus fizera todo aquele esforço para estar com aquela família, não importava o estado da casa, importava o estado do coração delas.
Embora tudo aí em cima tenha uma boooa pitada da minha imaginação, eu creio sinceramente que aconteceu assim. Ao ler esta passagem é como se eu visse uma filmagem da cena, e me faz refletir sempre.
-----//-----
Dois erros são passíveis de serem cometidos pelos discípulos de Jesus.
O primeiro é a negligência à obra, acreditando que o serviço na Igreja está relacionado apenas à vida de alguns “irmãos muito abençoados”. Nessa situação nos tornamos infrutíferos e secos, e aí temo que a analogia da Videira e do Agricultor deva gerar temor em nós. Ainda englobando a negligência, existe o problema de fazer de forma desleixada. Jesus nos deu uma ordem a cumprir e uma maneira de cumpri-la, não pode ser feita de qualquer jeito. Eu por exemplo, careço demais da misericórdia do Senhor, pois sou remisso muitas e muitas vezes, deixando de fazer a obra que o Senhor me ordenou a fazer.
O segundo erro é ainda mais perigoso que o primeiro: Muitos chamam de “dar o melhor pra Deus”, ou “fervor na obra”, eu chamo apenas de “carregar as pedras que o Senhor não colocou em nosso carrinho de mão” (em recorrência da pregação “A Cruz”, ministrada por Eliseu Moreira, link: http://fazendodiscipulos.com.br/ensinos/podcast/2007/cruz-parte-1-eliseu-moreira/).
O homem caiu por desejar exatamente o mesmo que quis satanás: Glória. Uma das maiores sequelas da independência é que nós, em nossa carne, conceituamos o valor de qualquer coisa pela glória que pode proporcionar. Dizemos que algo é o melhor referenciado naquilo que conhecemos. Assim como a filhinha que convida o papai para tomar chá em xícaras de plástico preenchidas por ar, temos a tendência de querer sempre fazer algo “excelente” para com isso glorificar a Deus. Frases como “Deus merece o meu melhor” são extrema verdade. O grande problema é que somos incapazes de diferenciar xícaras de plástico cheias de ar, das xícaras de porcelana com um delicioso chá fino. Nós usamos os termos “excelente” e “o melhor”, sem conhecermos de fato o que é o melhor e o que é excelente. Só em Jesus podemos aprender isso, porque Ele é o próprio Deus.
Um dia vou sorrir para minha querida Sarah e ensiná-la como é feito o chá de verdade. Mostrar a ela que muito além do prazer da imaginação da brincadeira, existe também o prazer de sentir o cheiro e o sabor do chá verdadeiro. Mas… e quanto a mim? Será que já não é hora de sentar com o Papai e ouvi-lO me ensinar aquilo que realmente O agrada? Será que vale a pena me ater a tantas coisas e me lançar numa obra gigantesca e extremamente diligente, quando o Senhor me diz que não veio para ver a louça lavada, mas para estar comigo? Ah Jesus… como eu preciso aprender isso de fato!
Eu quero escolher a boa parte, quero ficar aos pés do Senhor e te ouvir Jesus!
Que o Senhor toque nossos corações e nos mova a, como Igreja, entendermos que aquilo em nós que é atraente ao noivo é o nosso coração apaixonado por Ele, e não as obras que realizamos. Se permanecermos sempre junto a Ele, Ele mesmo nos direcionará à obra certa no momento certo, e do jeito dEle. E assim, de modo algum vamos errar, ou carregar pedras a mais em nosso carinho de mão, as quais proveito algum tem para Ele e só servem para nos cansar e desanimar.
Não podemos dar o melhor pra Deus enquanto o nosso melhor não for passar tempo com Deus.
Graça e Paz,
Guilherme Wilson, discípulo de Jesus.

2 comentários:

  1. Amém,Gui! Maravilhosa mensagem essa.
    Enquanto lia sua narrativa, minha imaginação levou-me a vislumbrar o ambiente familiar e acolhedor que devia ser a casa delas. Com certeza, Maria e Marta eram admiradoras de Jesus e do seu modo santo de proceder. A cena descrita em Lucas,demonstra a paixão delas pelos Seus ensinos porque, as duas ("assentando-se também aos pés de Jesus")estavam a ouvi-lo, de pertinho. Mas, parece que Marta desconcentrou-se e, inquieta, levantou-se e começou a fazer coisas( limpar a casa, preparar uma alimentação caprichada e similares), como oferta de agradecimento pela presença de Jesus. Maria ofereceu-se a si mesma. É isso que Jesus quer. Que ofereçamos a nós mesmos a Ele!
    Aleluias por este post!!
    Temos que nos ater ao Senhor e ficar quietos, em silêncio, para que o Espírito Santo atue livremente em nosso ser, nos enchendo até transbordar.
    Que o Senhor fale ao coração de todos como falou ao meu coração.
    Te amo, filho.bjos.

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus, Gui. Gostei muito da sua meditação.
    Como é maravilhoso pensar que o Senhor esta a todo tempo disponível para nós, pronto para nos ouvir, para receber a nossa adoração, o nosso clamor.E falar conosco também é claro.Mas o que ocorre muitas das vezes é que não priorizamos o nosso tempo para ele, ou seja, não optamos pela melhor parte.Estamos muito envolvidos com atividades, que são lícitas , mas que nos afastam e que nos impedem de estar mais próximo do nosso amado Jesus.Falo isso tudo mais por mim mesmo.Sei que preciso me aquietar, assim como Maria fez e apenas ouvir a voz do nosso Senhor.Precisamos todos como discípulos de Jesus, nos policiarmos e disciplinarmos diariamente para podermos receber mais do nosso querido Jesus.
    Que o Senhor continue falando ao nossos corações nesses dias e que possamos priorizarmos ele sempre.
    Que Deus te abençoe meu amado e continue lhe dando graça e unção divina na caminhada com ele.
    Um forte abraço de seu irmão e amigo que tem muita admiração por você.

    ResponderExcluir