Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de maio de 2012

O que é a vontade de Deus?

 

Dezenas de ministérios no Brasil dizem seguir fazendo a vontade de Deus. Livros e livros são escritos, templos são edificados, músicas gravadas, pregações renomadas e muitas outras coisas tem sido feitas em nome dessa vontade de Deus. Mas será que entendemos ao certo o que é a vontade de Deus?

Vejamos o que Jesus diz a esse respeito:

“E aquele que me enviou está comigo, não me deixou só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.” João 8:29

Jesus disse que Deus não o deixou só por quê? Porque ele fazia sempre o que lhE agradava. Trinta e três anos fazendo essa vontade de uma forma plena e perfeita. Vejamos algumas passagens:

“Então, chegaram ao pé dele os discípulos de João, dizendo: Por que jejuamos nós e os fariseus muitas vezes, e os teus discípulos não jejuam?
E disse-lhes Jesus: Podem porventura andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão, em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão.” Mateus 9:14-15

Se o correto de acordo com os ensinamentos tradicionais de Israel era que jejuassem, porquê os discípulos de Jesus não? Isso era a vontade de Deus?

“Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão.” Mateus 15:2

Mesma situação, os discípulos de Jesus, seguidores dEle, naquele momento trangrediam as leis dada pelos profetas e por Moisés. Vontade de Deus?

“E aconteceu que, no sábado segundo-primeiro, passou pelas searas, e os seus discípulos iam arrancando espigas e, esfregando-as com as mãos, as comiam.
E alguns dos fariseus lhes disseram: Por que fazeis o que não é lícito fazer nos sábados?” Lucas 6:1-2

Os discípulos de um judeu, trabalhando no sábado? Vontade de Deus? Ah… mas aí pode ser que alguém diga: “Guilherme, vc só está dando exemplos de coisas que os discípulos de Jesus fizeram, e não de coisas que Jesus fez…”.

Bom então vamos lá…

“E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados, e não no dia de sábado.” Lucas 13.14

Curando aos sábados? E a lei??

“E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles.” Lucas 15.2

Comendo com pecadores? Como assim? Vontade de Deus?

“E os escribas e fariseus, vendo-o comer com os publicanos e pecadores, disseram aos seus discípulos: Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores?” Marcos 2.16

Ops… de novo hein?

“E, estando ele em betânia, assentado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher, que trazia um vaso de alabastro, com ungüento de nardo puro, de muito preço, e quebrando o vaso, lho derramou sobre a cabeça.” Marcos 14.3

Na casa de um leproso, e como se não bastasse, permitir que uma mulher fizesse isso? Numa época que até falar com uma mulher em público era contra a lei? Isso também era vontade de Deus?

Pode acreditar… tem muito mais exemplos de onde esses vieram…

Nessa hora, muitos ficam confusos… como é possível que tudo isso fosse vontade de Deus? A resposta é muito simples: é porque a vontade é de… Deus. Jesus não seguia um caderninho de leis, Ele ouvia e obedecia a voz de Deus.

 

Temos a incrível mania de misturar as coisas. Começamos a querer criar padrões e lógicas pra vontade de Deus, até que a tornemos na nossa vontade. Frases comuns como: “A voz do povo é a voz de Deus”, “Se Deus quiser, e Ele quer!” entre outras, só revelam uma tentativa de dobrar essa vontade de Deus e ainda assim parecer que é correto.

Deus possui a vontade dEle, e nós não podemos adivinhá-la, para sabermos o que Ele quer, temos que ouvir dEle.

Moisés esperou sete dias no Sinai até ouvir Deus falar com Ele. Os profetas clamavam e esperavam que Deus falasse quando Ele quisesse. Jesus ia orar várias e várias vezes buscando a vontade do Pai, e nunca, nunca alguém conseguiu forçar a Deus a falar qualquer mínima coisa.

A vontade de Deus não pode ser forjada. Não pode ser inventada. Não pode ser deduzida. Deus sabe falar! Nós é que muitas vezes não sabemos ouvir.

Deus nos manda levar mantimentos a uma família, nós vamos e de tão empolgados que ficamos com o resultado, decidimos que vamos vender a casa e ir pra África. Se Deus colocar no coração de alguém a ir pra África, ELE colocará, porque qualquer coisa que façamos pra Ele, mas que não seja o que Ele quer que façamos, se torna pecado.

Deus nos toca a pegar o violão e tocar um cântico em uma rodinha, e aí porquê todos se semsibilizaram eu decido que o “MEU” ministério é a música e tenho que gravar um CD, dizendo que Deus me escolheu pra ser levita? Levita? Levitas são os descendentes de Levi, tribo de Israel, que servia no Templo, o Templo cujo véu Deus rasgou e depois o transformou em um montão de pedras. Figurativamente, todos aqueles que são discípulos de Jesus são “levitas”, porque lhes cabe fazer a obra DE DEUS.

Fazer o bem só é realmente fazer o bem se é o que Deus quer. De nós não procede bem algum, se isso não for gerado em nós por Deus.

Deus tem uma obra a ser feita, e tudo nessa obra deve ser feito de uma forma precisa e idêntica à vontade dEle. É por isso que Ele deu ordens tão rigorosas sobre a construção do Tabernáculo no deserto. Ele não aceita que as coisas sejam feitas à nossa maneira, e jamais aceitará.

Se quisermos fazer a vontade de Deus, primeiro precisamos ouvir a Deus. E esperar o tempo que seja necessário para Ele falar, desobstruir nossos ouvidos espirituais através de uma vida de santidade, de rendição diária a Deus, e só então ouvirmos a Deus, descobrirmos dEle a vontade que lhE apraz, e cumpri-la.

Deus não nos manda carregar nada que Ele não quer, e muitas vezes a caminhada é difícil porque estamos carregando muitas pedras na mochila que Ele não nos pediu que carregasse.

Jesus é simples, e simples o Seu evangelho. E talvez pela simplicidade desse evangelho muitos o queiram incrementar, “enfeitar”, não entendendo no entanto que TUDO o que for feito em adição é inútil para gerar transformação em vidas, porque não foi Deus que instituiu.

A vontade de Deus é que as almas de tantas e tantas pessoas não sejam lançadas no inferno, feito para satanás e seus anjos caídos. Essa é a vontade de Deus. Tudo o que Deus nos pedir vai visar isto, de forma simples e clara, tudo foca nesse objetivo, a fazermos discípulos, batizando-os em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a guardar todas as coisas que Jesus nos ordenou. (Mateus 28.18-20)

Não é necessário pompa, nem púlpitos, nem templos, nem nomes e placas, nem ministérios diversos, nada disso, apenas um coração simples e resolvido o suficiente para falar sobre um evangelho simples, porém unicamente eficaz para cumprir com o Propósito de Deus.

“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.” João 15.10

Que Jesus nos direcione a essa verdade a cada dia, nos limpe de nós mesmos, e nos preencha com aquilo que Ele deseja, e que dEle procede.

Graça e paz,

Guilherme Wilson, discípulo de Jesus.

Um comentário:

  1. Sabe, Gui, meu coração transborda de alegria nesse momento...
    É tão precioso certificar-me que, mesmo tendo passado longos anos sem o convívio "presencial" com os irmãos, que gera edificação no relacionamento e sem a presença da família, exposto continuamente a uma situação de intenso "risco" pela "facilidade" extrema do pecado, a sua fé não foi abalada! Pelo contrário:O SENHOR Jesus alcançou plenamente o seu coração e abriu-lhe ainda mais o entendimento.
    Sei que isso foi cuidado de Deus com sua vida e louvo a Ele continuamente por essa graça alcançada!
    Que você seja esse discípulo intrépido, ousado, lapidado, quebrantado...que procura viver segundo o coração de Deus!
    E que MUITOS sejam transformados e edificados pela ação do Espírito Santo sobre a sua vida!

    ResponderExcluir