Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de março de 2012

Que lógica faz?

Eu estava lendo a Palavra essa manhã, no livro de Levítico, e me deparei com as leis sobre o que comer e não comer, sobre as ofertas de sacrifício pelo pecado, sobre o que fazer com o leproso entre outras. Ao ler eu buscava um sentido para tudo aquilo sem entender nada, mas perseverei na leitura até que deu a hora de ir trabalhar e então fechei a Bíblia. Quando voltava do trabalho agora a pouco eu voltei a lembrar daquelas coisas que li e comecei a buscar por explicações lógicas… até que Deus enfim me revelou o problema justo aí… eu buscava a lógica.

Lógica pode ser entendido resumidamente como um padrão que permite comparações e assim a construção de idéias. Com a lógica é possível “adivinhar” o que acontecerá em uma situação semelhante, por exemplo: o ovo bóia na água salgada, e afunda na água doce, sendo assim se misturarmos as águas, em algum instante ele ficará no meio do caminho, sem boiar nem afundar. E acreditem, isso funciona.

Agora te darei um outro exemplo: Você o som de um carro lá fora, e tenta imaginar a marca dele. Você escuta o barulho e presume, sendo o som de uma camionete, e sendo a marca mais comum na sua cidade a Mitsubishi, que aquele carro é uma Mitsubishi L200…

Porém quando vai lá fora você percebe que na verdade era um caminhão pequeno!

A razão pela qual você errou é exatamente porque a forma como você cria a lógica depende unicamente dos seus cinco sentidos: Visão, Audição, Paladar, Olfato e Tato. É impossível você analisar qualquer coisa sem usar um desses sentidos, e sendo assim, a lógica é escrava das nossas limitações humanas. Agora pense um pouco, quantos sentidos possui Deus? Reflita um pouco nisso…

Não existem sentidos pra Deus, afinal os sentidos só podem ser definidos pelas suas limitações, concorda? Uma pessoa que é surda só percebe que é surda ao ver duas pessoas conversando com palavras, o mexer dos lábios que para ela não é mais do que movimento, para os outros é uma comunicação estabelecida. Sem as limitações não há forma de definir os sentidos!  Deus não é limitado, e assim não é possível definir sentidos para Ele. Além disso, Ele é o Criador de tudo e não precisa de um padrão comparativo que defina as coisas que Ele mesmo criou e sabe perfeitamente como são e como funcionam.

A lógica é a tentativa do homem de recobrar o conhecimento que perdeu no Éden, quando decidiu ser seu próprio Deus. Se eu quiser eu posso até me chamar de pássaro, mas ainda assim eu não vou voar. O homem se considerou Deus, mas… continuou preso àqueles cinco sentidos carnais. Ele era completo em Deus, porém no dia que se tornou independente, viu que estava nu. Viu que não sabia explicar o funcionamento e a existência de nada! Teve de tentar “construir” essas explicações, e para isso criou a lógica comparativa.

É exatamente por isso que não consigo encontrar lógica no que está escrito em Levítico, Deus nos mostra naquelas palavras que  não precisamos entender o que Ele quer para cumprir o que Ele quer. Só existe resistência à Palavra quando existe um confito de interesses, os meus e os de Deus. A resistência à cumprir e aceitar com alegria o que Deus nos diz nos revela uma postura independente no coração, o que precisa ser tratado se desejamos viver unidos com Ele.

Um filho não questiona o pai sobre a procedência da comida, apenas come, alegre e confiadamente. Da mesma forma deve ser nosso coração. Precisamos entender que de fato só existe verdade em Deus, porque todo o resto é a nossa lógica, e sabemos que ela não explica tudo. Pela ciência, a Terra já foi o centro do universo, já teve o sol girando em torno de si, já foi plana, já foi redonda, hoje é geóide (achatada nos pólos) e o que será daqui a trinta anos? Podemos afirmar que continuará geóide? Eu não me arriscaria a ter tanta segurança nas impressões nos nossos falhos sentidos.

O povo de Israel rodou em círculos no deserto por quarenta anos porque era de “dura cerviz” isto é, era teimoso em se afastar do Senhor e mandar em si mesmo, e olha que aquele caminho levaria apenas sete dias se fossem apressadamente e sem interrupções! Que o Pai nos ensine a ter um coração que confia e depende dEle, que cumpre os desejos do Seu coração sem questionar ou negar, apenas entendendo que dEle procede tudo aquilo que é bom e perfeito.

Que o Senhor abençoe grandemente cada um de vocês, e conduza a cada um para perto dEle cada dia mais.

No amor do Senhor,

Guilherme Wilson, discípulo de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário