Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Uma saia saindo de casa por causa de que?

 

images

É manhã de sábado ainda um pouco fria em Nova Iorque, o inverno indo embora expulso pela primavera que chega com todo ímpeto. Julie sai cedo de casa e mais uma vez abandona seus filhos aos cuidados da rua, e entra de cabeça em mais uma jornada de trabalho de 14 horas, conquistando seu próprio espaço. Embora seu marido viva a encorajando a permanecer em casa ela está cansada de ser menosprezada pela sociedade machista, e trabalha quase dois expedientes todos os dias para provar que mulher não é o sexo frágil, e podem tanto quanto ou mais do que os homens. Os filhos Antony e Susan estão cada dia mais rebeldes e desleixados, a preguiça impera no lar e Robert já não aguenta mais ter de lidar com o emprego e os serviços de casa deixados para trás por sua esposa. Susan diz que quando crescer quer ser como a mamãe, e vez ou outra começa a dar ordens ao irmão mais velho.

Julie entra no bonde e se espreme por entre homens e outras mulheres. Mal sabe ela que hoje algo muito ruim acontecerá na fábrica onde trabalha, e que muita coisa mudará depois desse dia. Ela sobe até o nono andar do edifício de Triangle Shirtwaist, onde trabalha costurando. São 6  horas da tarde e faltam 3 horas para o fim do expedinte, uma fumaça começa a invadir a ala oeste e Julie erra a costura. Seus olhos começam a arder e ela percebe que precisa fazer algo. O pânico toma o lugar e as mulheres passam por cima uma das outras para chegar às duas saídas que existem, para conseguir acesso às escadas, mas… é tarde demais… uma delas está trancada, e a outra tomada por fumo e chamas. Julie começa a pensar no pior que pode estar por vir, e corre para a escada de emergência onde dezenas de mulheres tentam descer. Barulho de ferro retorcendo, a escada começa a se desprender e despenca, 8 andares, transformando mães, filhas e esposas em corpos esmagados sem dó nem piedade.

Acabou. Julie sabe que vai morrer, mas resiste até perceber que as chamas chegaram até onde ela está. Ao ver suas colegas gritanto, corpos deformados e um cheiro horripilante de carne e sangue queimando. O que fazer?  Nada. De repente, Julie é tomada por um sentimento estúpido de sobrevivência, ela perde a razão enquanto padece queimaduras de terceiro grau, e ao ouvir as janelas se estilhaçando pelo calor… ela corre para sua morte, e salta, 9 andares até o chão insólito. Seu corpo agora está irreconhecível, nu e terrívelmente queimada, esmagada pelo impacto.

25 de março de 1911, o último dia da vida de Julie e de outras 145 mulheres, ironicamente 6 dias após a comemoração do terceiro dia Internacional da Mulher, naquele ano comemorado no domingo anterior, dia 19. E o que aquelas mulheres ganharam? Nada.

0000019681-tmlwom126-004

Robert ficou louco ao ver o que restou da esposa naquele caixão de madeira  rude, e foi internado e morreu anos depois. Os pais dele tomaram conta dos netos que cresceram complexados e confusos. Antony, sem a presença do pai se tornou um homem sem atitude e passou a exigir que sua esposa trabalhasse fora de casa também. Susan se tornou líder do sindicato das costureiras, e orgulhosamente incorria no mesmo erro da mãe, abandonando o lar, marido e filhos para “ser alguém”. A imagem que ambos tinham da mãe era de uma guerreira, mulher trabalhadora e que lutava pos seus ideais, e que morreu fazendo o que mais gostava de fazer: trabalhar como costureira. Não havia lembranças de uma mãe, de uma educadora, de uma esposa, de uma administradora do lar, nada disso, afinal… isso era tudo o que Julie não era.

O dia 8 de março é comemorado como sendo o dia da mulher, comemoração às conquistas da mulher do início do século XX em diante. Mas será mesmo que devemos nos orgulhar dessas mulheres? O que será que o Senhor Deus pensa disso?

---

Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.
Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.
Provérbios 31:10-12

Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.
Provérbios 31:15

Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca.
Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado.
Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata.
Provérbios 31:19-21

Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura.
Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra.
Provérbios 31:22-23

Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.
Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.
Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!
Provérbios 31:27-29

Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada.
Provérbios 31:30

---

 

A descrição da mulher virtuosa na passagem de Provérbios 31 mostra uma mulher comprometida com o lar, marido e filhos. Ela toma isso como sendo sua máxima responsabilidade e honra sua função com empenho e determinação.

Se Deus escolheu as coisas para serem assim, porque é que mulheres largam os lares? Porque surge dentro delas o desejo de “ser alguém”. Essas mulheres passam a crer que somente o que os maridos fazem tem valor, e então tentam copiá-los e saem para trabalhar.

Se repararmos bem, a mulher virtuosa de Provérbios 31 tem muitas outras atividades além das familiares, mas essas atividades jamais são colocadas acima de sua função máxima. A mulher virtuosa está determinada a largar qualquer dessas atividades se servirem de laço para realização do que Deus deseja para elas.

É claro que isso que estou dizendo se aplica às mulheres casadas, e não às solteiras. Assim como seria um absurdo exigir de homens solteiros as responsabilidades de provedor e líder de um homem casado. Cada coisa a seu tempo.

Mas falando de mulheres casadas, vou dizer o que pra mim é ser uma mulher virtuosa:

- Uma mulher que ama a Deus, e diligentemente ensina a seus filhos o caminho do Senhor.

- Uma mulher que jamais passa por cima da autoridade do marido, mas confia nele e o edifica por meio da oração e jejum.

- Uma mulher que cumpre com constância os deveres do lar, que sabe cozinhar e lavar, que é caprichosa e prendada.

- Uma mulher que é uma com o marido nas finanças, e não abusa jamais dos recursos da família para si mesma.

- Uma mulher que não se dobra aos filhos, mas os disciplina e educa no Senhor, com toda sabedoria.

- Uma mulher que anima e fortifica o marido quando este chega cansado do trabalho, sempre o levando a agradecer ao Senhor, mesmo em tempos difíceis.

- Uma mulher generosa e caridosa, que tem uma visão ampla do Reino de Deus e deseja ardentemente realizar a Sua Obra.

- Uma mulher de oração, que está acostumada a render aos pés de Cristo suas dificuldades e lutas, se abrindo também sempre com o marido e o fazendo saber do que se passa no íntimo de sua alma.

- Uma mulher que não se adere aos conceitos mundanos de moda, mas é recatada, discreta e sabe se manter guardada para o marido.

Para mim, são mulheres assim que merecem a nossa admiração, elas sim são verdadeiras heroínas e transformam diariamente seus lares em habitação da Paz de Cristo. Isso sim é ser uma mulher de verdade! Elas não precisam declarar o imposto de renda, nem possuem FGTS, mas vencem diariamente em tudo aquilo que Julie falhou em seu lar.

Se isso fosse hoje um padrão, o dia 8 de março seria esquecido, pois TODOS os dias, milhares e milhares de homens ajoelhariam aos pés de suas camas e glorificariam a Deus pelo grande presente que receberam dEle, suas auxiliadoras idôneas, que TODOS os dias viverão ao seu lado, zelando pelo lar pelo qual esses homens trabalham incansavelmentem, formando o retrato exato da família que o Senhor planejou para serem.

Nós...

Eu sei que vou viver essa alegria, e dou graças ao Senhor, pela família que para a Glória dEle, eu e minha amada noiva formaremos.

Que o Senhor abençoe os lares, e corrija os corações de homens e mulheres que tem invertido suas funções, e aderido ao modelo do mundo. Que diminuam o número de maridos molengas, mulheres cabeças, filhos rebeldes, e lares destruídos.

Graça e Paz a todos.

Guilherme Wilson, discípulo de Jesus.

11 comentários:

  1. Que alegria, sem medida, sinto ao ler este post! Meu coração transborda de gratidão ao Senhor pela visão ampliada que Ele concede a você, dia após dia. Glorifico a Deus pela sua vida e, intercedo a Ele pela sua vida futura/próxima, como esposo e pai. Que o Senhor venha confirmar todos os seus passos, escolhas e propósitos e completar TUDO aquilo que Ele reserva para a sua existência. Que os seus sonhos sejam os sonhos de Deus! Jesus te abençoe, sempre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém mãe, obrigado pelas palavras tão gentis, amo muito a senhora, e glórias sejam dadas ao Senhor por tudo o que Ele tem feito!

      Excluir
  2. Amei o post. Como é bom que a meio desse mundo cheio de jovens egoístas, entregues a si mesmos existem alguns que Jesus escolheu antes da fundação do mundo, pra serem conformes a sua imagem e semelhança. Jesus é o nosso tesouro precioso, que estava escondido e agora nos foi revelado. O melhor de ser santo é poder entrar ousadamente no Santo dos Santos - e nunca mais sair de la. Que nosso Amado continue sendo a razão do seu viver, e te abençoe em todas as areas da sua vida. See you =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus! Que o Senhor te abençoe tbem mana, em Nome de Jesus! O Reino é do Rei e Ele Reina para Sempre!!!

      Excluir
  3. Será pq as letras de repente ficaram turvas enquanto lia este post?! =)
    sou filha de uma mulher que foi uma "batalhadora" como a Julie, e por isso passei alguns anos da minha vida sem esse referencial de mulher virtuosa dentro do meu lar. Por fim, quando Ela saiu de casa pra viver um romance com aquele q oferecia seu ombro amigo depois de um dia exaustivo de trabalho, a esperança de ter alguém que me conduzisse, e me ensinasse a ser essa mulher que Deus espera, ruíra de vez!
    Mas GRAÇAS A DEUS pela sua incomparável graça, sua misericórdia imerecida, e seu doce imenso amor, q me arrebatou bem no meio dessa tempestade, e me transportou para o Reino do nosso amado Jesus, onde tenho aprendido a ser aquilo q o Senhor quer q eu seja, e descoberto que esse papel q o senhor confiou a nós mulheres é lindo! é permeado de doçura, de graça e virtude!E pra quem Está solteira é uma boa oportunidade de aprender, pra que um dia, se Deus assim quiser, possa cuidar do lar, de maneira que a palavra do Senhor não seja difamada (Tito 2:5), o padrão do Senhor não se perca no decadência dos "tempos modernos", e a igreja seja feitas de lares piedosos para glória de Deus!
    Q o Senhor te abençoe aí Gui!
    fiquei muito feliz de ler esse texto!
    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aleluia Aline! Glória a Deus por que Ele é poderoso para transformar histórias e direcionar todos ao plano dEle! Eu tenho certeza de que a sua vida em muito vai agradar ao coração de Deus quando vc se casar, porque compreendeu e ama o papel da mulher! Que o Senhor se derrame sobre ti a cada dia mais e que Ele possa te usar também na busca pela restauração de lares e a manutenção dos valores que Ele criou para todos como família! Grande abraço!

      Excluir
  4. Sou filho de uma mulher que saiu de casa para trabalhar e nunca me senti abandonado por isso. Pelo contrário, tenho orgulho do que ela fez, e sei que ela o fez muito mais por mim que por ela mesma. Uma Saia Saindo de Casa Por Causa de Que? Nao sei... que tal por causa do modo como a mulher é considerada uma mera propriedade pelo pai e pelo marido? Que tal porque ela também é um ser humano, e como tal sonha, sente necessidade de autonomia e liberdade? Voce pergunta o que essas operarias ganharam saindo de casa para trabalhar e nao aceitando serem "providas" por seus "líderes" homens, ora, elas ganharam tudo! Ainda que muitas que lutaram nao tenham colhido os frutos desse esforço.... curioso alguém que se diz seguidor de Jesus nao reconhecer os esforços e ate o sacrificio da propria vida pela fé na importancia de se pensar a sociedade como uma coletividade e nao apenas o playground de uma elite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Victor, respeito sua opinião, embora não concorde com ela. Eu creio na Palavra de Deus e no exemplo de Cristo e da Igreja. Não acredito em palavras como "autonomia", "liberdade", "independência" (essa pra variar eu odeio), pois todas se relacionam com a satisfação do ego humano, e não com o real desejo do coração de Deus. Sei que existem casos em que não há escolha para a mulher, por ausência ou falecimento do marido, porém minha crítica forte é contra o exemplo daquelas que abandonam o lar e todas suas obrigações importantíssimas para "correr atrás da sua autonomia e liberdade". Reitero o que disse: As mulheres que morreram no evento desastroso, elas não ganharam nada, e os frutos que não colheram, nós estamos colhendo, isto é, a sociedade "evoluída" em que vivemos. Sobre a sua frase: "curioso alguém que se diz seguidor de Jesus nao reconhecer os esforços e ate o sacrificio da propria vida pela fé na importancia de se pensar a sociedade como uma coletividade e nao apenas o playground de uma elite.", eu não preciso me defender, mas ela não faz sentido algum. As coisas escritas nesse blog são convicções minhas no Senhor, coisas que creio que Ele tem me mostrado, portanto tenho consciência de que vou receber alguns outros comentários como o seu, afinal, Deus não está comprometido com a satisfação do ego humano, está comprometido com a Glória dEle.

      Excluir
  5. Meu que lixo de texto! É só isso que consigo pensar quando leio isso. Sério, isso não é só machismo, é misoginia pura! Tenho muita pena da sua noiva, espero que ela se dê conta da vida que a aguarda e desista desse casamento e, preferencialmente, dessa religião de vocês dois também, que com pontos de vista como esses, só vai prejudicá-la. Eu e minha namorada vimos nossas mães viverem de acordo com o que você chama de "mulher ideal", e terminarem a vida infelizes e se arrependendo por isso. Que cada vez mais mulheres se unam para lutar por seus direitos e serem alguém na vida, se convencendo de que nenhuma mulher precisa estar ao lado de um homem para se sentir realizada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Estou casada com o Guilherme há alguns meses já. O que tenho a dizer é que ele é um marido maravilhoso e extremamente dedicado ao lar. Atualmente não estou trabalhando, pois acabei de sair do Rio Grande do Sul para vir morar com ele em Minas Gerais. O Guilherme me dá plena liberdade em trabalhar meio turno caso eu queira, não que necessitemos disso, mas apenas para minha própria satisfação. Concordo plenamente em trabalhar apenas meio período, pois gosto da casa em ordem e gosto de ter bastante tempo livre com ele. Ele também faz questão de que caso eu venha a trabalhar, fique com meu salário para gastar comigo mesma, em tudo que quiser. Por enquanto não procurei emprego ainda pois não tenho tido vontade. Tenho cuidado da casa com prazer, e não vejo isso como algo ruim, ao contrário, fico feliz de cozinhar, lavar e zelar pela casa, pois tenho um marido que faz tudo por mim e não mede esforços para me agradar. O trabalho dele exige muito do mesmo, muitas vezes o vejo chegar cansado porém sempre vai dormir tarde para aproveitar o tempo comigo. Um dia também pensei que cuidar somente do lar era algo ruim, mas a bíblia mudou meu coração. E Deus me deu a alegria de ter um marido maravilhoso, que agradece por tudo que eu faço e me enche com carinho, amor, e mimos, assim toda atividade do lar se torna prazerosa. Esse texto se aplica a mulheres que tem a bíblia como manual de vida, por isso não tenha Preconceito em relação a isso. Nada contra aquelas que nao tem, mas na nossa fé nós acreditamos que o lar é a nossa prioridade. E nós AMAMOS cuidar do nosso lar. Assim como os espíritas, os candomblés, os católicos, os ateus, e aqueles de outras religiões tem o direito de expressarem e crerem naquilo que querem, nós cristãos também temos.

      Excluir
    2. Gostaria de acrescentar algo: não somos ricos, somos um casal que batalha, que faz o orçamento junto, e que não esbanja dinheiro. Mas também somos um casal que não almeja grande status no lugar da família. Inclusive meu marido recusou uma ótima proposta de emprego, pois isso exigiria dele uma parte do nosso tempo livre.

      Excluir