Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Meditação em I Coríntios 13 – Versículo 7

Versículo 7: “Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”

Sofrimento, fé, esperança e longanimidade. O que essas quatro palavras tem em comum? Todas elas são reações.

Muitos versículos neste capítulo falaram até agora de atitudes do amor, mas esse versículo fala de reações do amor.

O que é o sofrimento? A definição no dicionário é:

So.fri.men.to: s. m. Dor física ou moral; padecimento, amargura. Desgraça, desastre.m. Ato ou efeito de sofrer. Padecimento. Dor. Amargura. Paciência. Desastre.

De fato, sofrer não é algo agradável, e corresponde à negligência aos desejos de nossa alma. É um estado passivo, onde não se pode fazer muita coisa. Por que razão alguém sofreria tudo? Como poderia alguém sofrer todo o dano, e aceitar todo o opróbrio e sentença, mesmo quando não tem culpa de nada? Opa! Conhecemos alguém que já passou por isso, não é? Pois é, Ele mesmo, o Autor da Vida, Jesus Cristo, Senhor e Rei, sofreu tudo. Ele é o Pai do Amor, e por isso o Amor é Sua Assinatura.

Somos capazes de sofrer tudo somente por meio da ação de Cristo em nós, por intermédio de Seu Santo Espírito. A razão é muito simples, nosso ego não aceita sofrer, porque o ego é incapaz de amar.

Fé praticamente dispensa comentários. Ela é totalmente passiva. A grande beleza da fé, é que ela não depende de nós, e ficamos inteiramente à mercê de Deus. É aquele momento em que, sem mais recursos, olhamos para os olhos do Senhor e clamamos que Ele faça por nós. Deus se alegra quando o homem se lança frágil e incapaz aos pés dEle, e por isso é que sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6). Deus não quer fortes que se virem sozinhos, quer filhos que necessitem dEle. Por isso, o Amor, o qual procede dEle, não se manifesta sem fé

Esperança está intimamente ligada à fé, porém mais associada ao momento que se estende do pedido ao Senhor até o cumprimento. Quando eu era pequeno gostava muito de passear com meus pais e irmãos depois dos cultos. Quando acabava o culto eu jogava um indireta no carro: “nossa, que vontade de comer hambúrguer!”. O carro arrancava e seguia no caminho de casa. Eu sabia que quando chegasse àquele cruzamento meu pai deveria virar à esquerda pra ir ao carrinho de hambúrguer, e sabia também que se ele seguisse reto... o ansiado hambúrguer estaria perdido. Eu confiava no meu pai e esperava nele, sabia que de alguma forma ele iria virar, acreditava nisso! E sabe de uma coisa? Ele virava! E eu ficava doido de alegria no carro! Aquele instante desde a saída do culto até aquele cruzamento era uma experiência fortíssima! Parecia durar um século! E todo o meu coração de criança estava esperando por aquela curva!

É exatamente assim a esperança. Nossa fé manifesta o começo do tempo de espera, até esse tempo se findar no cumprimento do que esperamos. O texto diz que o amor tudo espera, portanto se por acaso perder as esperanças já te digo uma coisa, não é amor o que está vivendo.

“Tudo suporta”. Suportar é aguentar algo que nos faz sofrer. Longanimidade, ou seja, ter ânimo longo, persistir e perseverar. Desistir jamais, afinal desistir e não ter esperança e esmorecer na fé, resumindo, é não amar. Falar isso é muito mais fácil do que viver isso, porém só é possível nunca desistir se tivermos revelação do poder de Deus no momento em questão, e nos sujeitarmos 100% à ação do Espírito Santo.

É impossível amar fora da ação do Espírito Santo, porque naturalmente tudo em nós é ego, e o egocentrismo é o oposto do amor. Vale lembrar que o texto coloca TUDO antes de cada uma dessas atitudes de coração. Isso quer dizer puramente que nada escapa, e que TUDO é TUDO. Isso deve produzir enorme temor em nós, afinal quantas e quantas vezes falhamos em aceitar sofrer, na fé, na esperança e na longanimidade? Eu sou tremendamente falho nisso, e peço misericórdia ao Senhor, que essas palavras que escrevo não fiquem apenas nessa página da internet, mas produza transformação em minha vida e me leve para mais perto do coração dEle.

 

Que o Senhor abençoe a cada um de vocês,

 

Guilherme WIlson, discípulo de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário