Pesquisar este blog

domingo, 19 de junho de 2011

A armadura de Deus

image

Lá vem Golias de novo, com dezenas de quilos de ferro e bronze sobre si, armado para batalha. Atrás dele seu escudeiro, parece mais uma criança ao seu lado. Ele para e faz afrontas e blasfêmias a Deus. Davi não tolera aquilo que houve e pede para enfrentá-lo. Saul lhe oferece sua pesada armadura, com a qual ele nem mesmo consegue andar, Davi a tira de si, vai até o riacho e coleta cinco pedras lisas, pega sua funda e vai de encontro ao gigante filisteu.

O fim da história nós já conhecemos: Davi corta a cabeça de Golias tendo ainda quatro das cinco pedras em seu bolso. Qual foi a armadura mesmo? Uma funda, uma pedra... e um Deus.

image

A questão que resta é: Saul foi insensato ao escolher a sua armadura para por em Davi? Ora, claro que não! Golias era um gigante, logo, RACIONALMENTE, a melhor forma de derrota-lo seria com aquela armadura, isto é claro... se consideramos uma batalha entre dois homens. Mas não, Davi não foi o responsável por aquela vitória, mas o Deus que acelerou aquela pedra e a direcionou à fronte de Golias.

Muitas vezes somos levados a raciocinar sobre qual a melhor forma de vencermos, traçamos estratégias, criamos recursos, definimos leis, analisamos a armadura do inimigo e entramos em ação! O grande problema... é que somos derrotados.

Vamos ver o que diz o texto de Efésios 6.10-18:

“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.

Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;

E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;

Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.

Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;

Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos...”

O primeiro versículo diz: “fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”. Davi não se baseou em seu próprio poder ao escolher aquelas pedras, ele se baseou no poder de Deus. Ele se fortalecia em Deus, no seu dia a dia, buscando viver continuamente de forma que agradasse ao seu Senhor. Se nos focarmos no nosso poder e na nossa força, vamos cair, pois sozinhos não podemos vencer os gigantes que se posicionam frente a nós.

Vemos depois na passagem que não é contra a carne ou sangue que estamos lutando, mas sim contra toda uma organização satânica multimilenar, que agem mascarados em conceitos tidos como normais e agradáveis na sociedade atual. Enquanto acreditarmos que estamos lutando contra pessoas, não confiaremos que uma única pedra de rio é suficiente. Não são os nossos parâmetros que definem nossos inimigos, mas sim os parâmetros de Deus. Nossos cinco sentidos aqui são inúteis, pois eles nada servem no mundo espiritual.

Nosso julgamento é baseado nos cinco sentidos, e precisamente por isso não pode ser usado para definir nada. Saul julgou Golias pelo que viu e ouviu, pregou os olhos em um homem grande, tirando os olhos de um Deus enorme. Quando focamos as coisas nas nossas capacidades somos automaticamente derrotados por nós mesmos, pois perdemos a fé e assim, vidas não são salvas, mares não são abertos, pães não são multiplicados, mortos não ressuscitam, e o exército que é a Igreja perde seu valor na batalha. Mas se focamos o campo de batalha por meio da visão de Deus, então somos como flechas, que alcançam à distância, como simples pedras de rio, que fazem derrubar gigantes de quase três metros de altura.

A Palavra diz que devemos nos cingir com a armadura com o fim de resistirmos firmemente no dia mau. Repare que a armadura não é usada apenas no momento da batalha, até porque nosso inimigo é imprevisível aos nossos olhos humanos, é mais silencioso do que um ninja, é mais audacioso que uma serpente, e mais estrategista que todos os generais da 1ª e 2ª Guerras Mundiais trabalhando juntos! O dia mau vem quando não estamos esperando, e assim precisamos estar sempre com esta armadura de Deus em nossos corpos, e qual é essa armadura de Deus?

“Cingindo os lombos com a VERDADE”. Debaixo da armadura era usada uma malha fina de metal que impedia que flechas penetrassem no corpo por entre as frestas e juntas do conjunto. A verdade é o oposto de tudo o que satanás é, e ela e capaz de por à prova qualquer coisa que tentar entrar por brechas em nós, mesmo as coisas mais sutis.

“Vestida a couraça da JUSTIÇA”. A couraça é a responsável pelos ataques frontais de corpo a corpo. Ela impede que a lâmina atinja o peito ou perfure o coração. Que justiça é essa? A nossa? Não, a justiça de Deus. Lembremos que não adianta tentarmos forjar uma justiça que acreditamos ser de Deus, pois ela nada tem a ver com a lógica humana. Basta lembrar que a coisa mais JUSTA que ocorreu em toda a existência e creio que nunca será ultrapassada foi um Pai pregar em uma cruz seu próprio Filho, a fim de salvar uma raça estragada que se apressava para fazer o mal. A justiça de Deus não é para ser entendida, mas para ser vestida.

“E calçados os pés na preparação do EVANGELHO da paz”. Os pés servem para andar, para sair a semear. O IDE de Deus nós cumprimos indo, e indo calçados pelo Evangelho do Reino, que é o único resistente o suficiente para resistir às pontiagudas pedras do caminho, deixadas lá pelo evangelho da prosperidade.

“Tomando sobretudo o escudo da FÉ”. O escudo precisa ser carregado conosco, se ele cai, ficamos sem proteção direta. “Sem fé é impossível agradar a Deus”(Hb 11.6), isso implica que precisamos carregar sempre a fé em nossos corações. Fé que aquela pedrinha lisa voando vai virar uma bala de canhão na testa do gigante, fé no poder de Deus.

“Tomai também o capacete da SALVAÇÃO”. A cabeça é protegida pelo capacete, e é ela que comanda todo o corpo. A certeza da salvação deve ser algo estampado em nossos corações, de forma que nunca venhamos a duvidar da ação do Senhor, e do propósito dEle.

“E a espada do espírito, que é a PALAVRA DE DEUS”. Aqui merece uma atenção ainda maior, vejamos porque: TODOS os itens da armadura até agora servem para a DEFESA, mas agora entra um item de ATAQUE, a espada. E que espada? A PALAVRA DE DEUS. Toda a ação em nossas vidas hoje é através do Espírito Santo. E o que Ele usa pra encher nossa mente e coração? A Palavra de Deus. Encher-se da Palavra é alimentar-se e afiar a espada, preparando-nos para o dia mau.

image

Por fim, “orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos”. A oração é a comunicação deste Exército Espiritual com seu General, Jesus Cristo. Orar em todo o tempo é ter uma postura constante de oração, de entender que a oração tem poder para mover o coração de Deus e derrotar miríades de demônios de uma só vez. Devemos perseverar nessa prática, sempre, como soldados em forma de batalha, dispostos a ir até o final por Ele, nosso Mestre e Senhor: Jesus Cristo.

No Reino de Deus só existe uma armadura, a de Deus. Uma estratégia, a de Deus. Uma vitória, a de Deus!

Lá vem mais um Golias, subindo contra a Igreja, o exército do Deus Todo Poderoso. Estamos preparados? Ou será que Deus precisará levantar outros Davis? Reflitamos.

No amor do Pai,

Guilherme Wilson, discípulo de Jesus.

Um comentário:

  1. Glória a Deus Gui! Realmente, estamos engajados em uma batalha ativa, espiritual, e precisamos nos revestir da armadura de Deus para poder vencer o mal. A armadura é a garantia de resistência e vc explicou mto bem cada componente dela. Davi venceu Golias porque estava preparado espiritualmente, revestido por uma armadura eficaz. Que palavra edificante, fui muito abençoada lendo esse texto! Que o Pai te abençoe mais e mais e continue te usando para edificar, encorajar e abençoar muitas vidas!

    ResponderExcluir