Pesquisar este blog

domingo, 25 de setembro de 2011

Um convite à boa parte [3]

I Pe 1.8 – a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória.

Que coisa incrível é ter comunhão com Deus. A independência tornou nossa carne escrava dos sentidos, de forma que somente aquilo que passa pelos nossos cinco sentidos, passa por verdade. Toda a ciência é baseada neles, todo experimento gera “leis” e “teses” quando provado por eles. Sendo assim, como podemos ter fé em algo que não gera reações físicas no nosso corpo? Como crer em alguém que não vimos? Essas perguntas são as que alicerçam os conceitos de muitos doutores e mestres da ciência.

Bom, ao meditar em no texto que está em Lucas 10.42 vemos que Maria estava literalmente aos pés do Senhor, aprendendo dele, vendo-o, ouvindo-o, sentindo-o. No entanto quando vemos a realidade da Igreja descrita em Atos dos Apóstolos vemos que a situação é bem diferente. Eles não tinham mais Jesus corporalmente entre eles. Este texto da primeira epístola de Pedro foi escrito bem depois que o próprio Pedro viu Jesus ascender aos Céus, no entanto podemos perceber um êxtase em suas palavras!

A comunhão com Deus não acontece por meio do corpo, mas por meio do Espírito Santo. É até complicado discernir com clareza os sentidos espirituais não é? Quantas vezes ouvimos e até usamos esses termos em nossas descrições de nossos tempos com Deus: “eu ouvi o Senhor falar comigo”, “eu senti muito forte a presença de Jesus”, “eu sinto o abraço carinhoso de Jesus nesse momento”, “eu sinto o doce perfume de Cristo sobre a Igreja” entre tantas outras frases similares! A verdade é que nossa comunhão com Deus cria em nós novos sentidos!

Sabe por que temos apenas cinco sentidos? Porque nosso corpo possui apenas cinco formas de se comunicar com o ambiente e isto é, através dos mecanismos do ouvido interno, das células sensitivas da pele, das papilas gustativas na língua, das células sensoriais no nariz e das células sensoriais na retina dos olhos. Devemos lembrar que o mesmo Deus que fez nossos cinco sentidos, fez cada um desses meios de comunicação. Quantos mais meios devem existir então? Já pensou nisso? Lembra que Jesus sabia o que estava no coração daqueles que estavam próximos a ele? Esse sentido é diferente, e veio do Pai! Quando Ananias e Safira pecaram, como foi que Pedro ficou sabendo sem nem mesmo eles terem falado? Porque o Espírito Santo o revelou! Aleluia! Somos livres de nós mesmos por meio dos sentidos incontáveis que o Jesus nos concede através da comunhão com Deus!

É por isso que o texto diz que “a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória.” Porque não precisamos ver com nossos olhos carnais para exultarmos de alegria com a doce presença dEle, para O amarmos de todo nosso coração e crermos nEle totalmente!

Quando eu percebo que alguém que não conhece o Senhor tenta a todo custo me convencer de que eu estou maluco por crer no Senhor, eu costumo dizer assim “Está vendo a Lua no Céu? Eu creio mais em Jesus Cristo ressurreto do que na Lua!” Geralmente isso faz a pessoa ter dois pensamentos: Ou “esse cara é maluco mesmo, nem adianta tentar” ou “este cara realmente crê nesse tal de Jesus, porque será que isso acontece com ele?”.

Como é que desenvolvemos nossos sentidos carnais? Usando-os. É por isso que quando crianças pequenas aprendemos coisas como: o que são as cores, o que cheira bem ou mal, o que é bom de se comer e o que tem gosto ruim, se a panela está quente ou não, e tantas outras coisas. Ao passarmos tempo com nossos pais carnais aprendemos com eles a usar os cinco sentidos.

Como é que desenvolvemos nossos sentidos espirituais? Passando tempo com nosso Pai Celestial, e aprendendo com Ele a usar esses sentidos! Quanto mais tempo passamos junto com Jesus, mais e mais podemos senti-lo e nos encher de alegria por estarmos com Ele! Aleluia!

“Maria escolheu pois a boa parte, e esta não lhe será tirada.” (Lc 10.42)

Que o Senhor abençoe ricamente cada um de vocês, meus queridos.

No amor do Pai,

Guilherme Wilson, discípulo de Jesus.

3 comentários:

  1. Amem Gui. Mais que excelente. Vamos buscar àquele que os pensamentos são inescrutáveis e profundos. Sermos as ovelhas que reconhecem sua voz!!! Muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus Gui, que texto lindo! É maravilhoso andar lado a lado com o Senhor e sentir sua doce presença conosco. Que venhamos a desenvolver plenamente nossos sentidos espirituais, aprendendo com o nosso Pai a sermos sensíveis a Ele!

    ResponderExcluir