Pesquisar este blog

domingo, 11 de março de 2012

Voz nas gotas da chuva.

Algumas vezes sentimos o Senhor falando conosco, porém existem outras ocasiões nas quais temos a sensação de que Ele utiliza milhares de vozes em uníssono, nos trazendo uma mensagem muito importante. Hoje foi um dia assim para mim.

Nos últimos anos, enquanto na faculdade, enfrentei gigantes enormes para resistir firme na obra do Pai, dias de propósitos, de oração intensa por uma lista de pessoas, um grande esforço para relacionar com a Igreja, o baixo retorno financeiro das árduas aulas particulares em domicílio, enquanto ainda conciliava os assuntos da faculdade, trabalhos e provas. Não foi fácil.

Subitamente, tudo ficou mais fácil e perfeito. Fui curado de uma doença incurável e aumentei minha gama de alimentação em no mínimo 500%, O Senhor permitiu que eu conhecesse minha futura esposa, pude apresentar um trabalho importante em um congresso internacional, recebi do Pai o emprego que sempre sonhei em ter, contato com a família e com a Igreja de forma constante, um salário muito bom e tranquilidade.

Paz e tranquilidade. Que maravilha, que delícia isso tudo acontecendo, comecei a curtir cada momento, cada dia, só sorrisos e alegria. Hoje, no entanto, o Senhor trouxe uma palavra ao meu coração.

Um irmão muito querido foi usado pelo Senhor no encontro geral da Igreja em BH para fazer um paralelo entre os tempos de Noé e os tempos de hoje. Nesta palavra ele falou sobre a paz e a tranquilidade que vinham sobre os homens até o dia em que a chuva caiu e inundou todos com seus planos, idéias, propriedades e reputações. Assim como aconteceu naquele tempo será na vinda do Filho do Homem sobre as nuvens do céu.

Noé teve de se desprender de tudo para fazer aquela arca. Sem ferramentas e energia elétrica ele a construiu com cento e trinta metros de comprimento, segundo a ordem de Deus. Ele precisou abrir mão do seu tempo, do seu descanso, do seu dinheiro, da sua reputação (afinal ele era tido como um louco ao pensar que realmente ia cair chuva naquele lugar desértico) e ainda assim perseverou até o fim.

Hoje os tempos são assim também, e o Filho do Homem virá quando menos estivermos esperando. O que temos feito pelo Reino de Deus? Eu confesso, muito pouco tenho feito e me envergonho disso. Hoje vejo como a paz e a tranquilidade podem cegar e anestesiar um discípulo de Jesus. Hoje já não passo muito tempo lendo a palavra, nem jejuo com frequência, nem tampouco tenho mantido contatos de proclamação constantes, e sabe por que? Me entristeço em dizer isso, mas tenho agido como a Igreja Laodicéia. No meu íntimo do coração, não existe urgência, existe apenas a manutenção. Não existe ataque, apenas defesa, estou tranquilo, mas Deus não!

Deus nesse exato momento está triste com tantas vidas que se perdem sem conhecê-lo, se entristece ao ver como o meu coração é mal e tende a se afastar dEle quando as coisas vão bem. Nesse exato momento está caindo uma tempestade lá fora, e no meu coração é como se Deus estivesse me dizendo: Estou chorando, mas existe um teto seguro sobre você de forma que você ignora o barulho das minhas lágrimas sobre as telhas do seu orgulhoso coração!

Vejo muitas pessoas adimirando minha vida porém poucas sabem as dificuldades que enfrento comigo mesmo. Hoje mesmo um amado irmão se aproximou de mim e me disse: “Guilherme, eu gostaria de te dizer que o seu exemplo em São João del-Rei, na faculdade, anima muito aos nossos corações. É bom quando temos um testemunho palpável para assegurar o que pregamos e a vida que você teve lá foi um exemplo pra nós.” Na hora que ouvi ele dizer isso… meu coração partiu. Partiu porque embora fosse verdade que perseverei no Senhor lá, eu me assentei no sofá quando a poeira baixou. Me vi na rotina diária: Acordar > Ler a Bíblia tomando café da manhã > Sair > Trabalhar > Voltar > Tomar banho > Relaxar > Dormir.

Na época de Jesus, uma pessoa rica era aquela que tivesse muito mais do que alimento, água e roupa necessários à sobrevivência. Confesso que nessa ótica, eu sou um rico, e sabe o que Jesus disse sobre eles? Disse que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus. Misericórdia Senhor!

O camelo era uma corda muito grossa e desajeitada usada para amarrar grandes barcos e navios no cais, e a agulha era a fenda muito estreita formada entre as paredes das casas vizinhas. Sendo assim, o sentido da comparação é: Exige grande esforço e abnegação, perseverança e olhar fixo no alvo para um rico entrar no Reino dos Céus. A ponta da corda pode entortar no meio do caminho e então será necessária uma nova tentativa e quantas mais forem necessárias, vencendo o atrito com as paredes e a moleza da corda a dificultar o trabalho. Não é impossível, mas é difícil.

O grande problema é, nos dias de hoje, comida e roupa são das últimas coisas que nos atraem! Hoje a indústria do entretenimento invade cada pedacinho do cotidiano e atribui a nós o “direito do lazer”. Será que não existe lazer em estar com o Senhor? Será que não é divertido ouvi-lo no nosso coração e ver como Ele trabalha? Existe algo mais emocionante do que ver alguém entender o Reino de Deus e se subjugar ao governo de Cristo? A cultura e os ideais mudaram, mas nosso Deus mudou? Não! Ele permanece o mesmo para sempre!

O mais incrível é que sei que tudo o que está acontecendo comigo acontece porque Deus assim definiu, e então, algo Ele tem pra me ensinar nesse momento. Eu quero voltar a fita e destinar a Deus o que é de Deus. Ser um bom empregado, futuramente um bom marido e pai, mas antes disso, eu quero enxergar o mesmo sorriso que vi nos olhos do Pai quando na luta do cotidiano da faculdade eu me refugiava nEle, e como Davi entoava cânticos de adoração e gratidão. Quero cumprir o que Ele deseja que eu cumpra, como alguém que deseja verdadeiramente crescer no Pai, e amá-lo de todo o coração, de toda alma e de todo entendimento.

A todos que estão lendo, gostaria de que soubessem o quão falho sou, o quanto careço de oração. Eu não sou ninguém sem Ele. Antes eu era ninguém, hoje continuo ninguém. Tudo o que eu produzi, produzo e produzirei morrerá nessa Terra e apodrecerá junto com meus ossos frágeis, revelando a falibilidade do homem e de suas conquistas pessoais. A única coisa que de fato é eterna em mim e o Amor de Deus, e Ele só. Queria que pensassem em mim como o mais necessitado dos homens, o mais carente e imperfeito deles, de forma que suas orações e palavras sejam usadas por Deus para me conduzir à perfeita varonilidade, que não depende de quem sou, de onde estou, do que eu tenho, do que eu penso, porém depende unicamente de Quem Ele, Jesus Cristo, É.

Com carinho,

Guilherme Wilson, discípulo de Jesus.

Um comentário:

  1. Que bom foi ler isso...
    Ver que Deus faz a obra e que mesmo assim ainda depende de um esforço de nossa parte!
    Santa exortação que nos impulsiona a crescer e querer sempre a mudança que vem de Deus... "até a perfeita varonilidade"!
    Estamos juntos nessa... "até que todos cheguemos"!
    Não só você, mas todos nós precisamos firmar nossos olhos em Jesus... não desanimar nunca!
    Que o Senhor nos capacite e continue falando contigo!

    ResponderExcluir