Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Meditação em I Coríntios 13 – Versículo 1

 

“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine.”

Se existisse alguém capaz de falar todas as línguas existentes, certamente essa seria a pessoa mais comunicativa de todas. Não haveria empecilhos para a comunicação.

Mas existe algo que é importante lembrar, o contexto da vida do autor dessa frase. Paulo era um apóstolo, alguém que viajava de lugar em lugar para pregar o Evangelho, e o grande impedimento que poderia surgir era justamente o saber falar a língua dos povos. Creio que quando ele fala sobre falar as línguas, ele estava querendo retratar a eficiência que isso traria à Obra.

Ele diz que mesmo que tivesse tal incrível capacidade, que pudesse se comunicar com todos os povos e anjos, se não tivesse amor, ele seria como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine.

O bronze é usado para fazer aqueles gongos na China, como vemos no filme. Provavelmente já deve ter visto também aqueles pratos de metal que são batidos um contra o outro e fazem o maior barulho. Creio que devemos prestar atenção a fundo nessa comparação! Olhe a força desses instrumentos! O barulho a poucos metros deles é ensurdecedor, e o gongo, por exemplo, pode ser ouvido a uma distância enorme.

Mais uma vez, creio que Paulo está nos referenciando algo na Obra. Esses instrumentos simbolizam a eloquência, a capacidade de passar uma informação a um grupo enorme de pessoas, a eficiência da pregação. Mas... Paulo não fala deles como algo bom, ele diz que sem amor ele seria tal qual eles. E o que há de ruim em falar a língua de todos os povos e anjos, e ainda por cima com a eloquência de um gongo um ou címbalo?

Estes instrumentos não possuem vida em si, não produzem nada por espontaneidade, e uma linguagem não é mais do que um código de comunicação, sem a informação ela não faz sentido. O dicionário possui todas as palavras de uma língua, mas nunca vi ninguém usar um dicionário como conselheiro.

Não adianta falar todas as línguas com a eloquência de um gongo, porém sem amor.

Todas as nossas capacidades ou destrezas, de nada valem se não tivermos amor. E esse amor vai muito além do que pensamos. Ele não nos exige capacidade alguma, apenas determinação em amar e continuar amando, perseverar dia a dia amando.

Que Deus abençoe você.

Guilherme Wilson, discípulo de Jesus.

2 comentários:

  1. Amém, Gui! Creio que o Senhor abriu seu entendimento sobre este ponto citado. Eloquência sem sabedoria é ruído. E a sabedoria, assim como todo procedimento conveniente e transformador, só se adquire com o amor. O amor permeia tudo, equaliza, preenche, liga, anima, impulsiona a seguir, traz paz, alegria e temor.
    Que o amor seja o primeiro em nossas vidas! Jesus é amor!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém mãe! Eu quero muito aprender a amar da forma como o Senhor quer, da forma como Ele ensinou! Glorificado seja o Senhor pela Palavra dEle!

      Excluir