Pesquisar este blog

sábado, 30 de abril de 2011

Isaque & Rebeca

Ao refletir sobre o que Deus espera de um solteiro que deseja se casar, fui levado a refletir sobre um casal especial: Isaque e Rebeca. Vamos refletir um pouco sobre a vida de cada um.

Isaque

Era obediente aos pais e o era mesmo quando não entendia o por que. A Bíblia diz que ele era um rapaz, não uma criança. Veja só:

Gn 22.5 “Então, disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o RAPAZ iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós.”

Como rapaz, ele tinha consciência de que algo muito estranho iria acontecer. Ele com certeza percebera a tristeza nos olhos de seu pai ao longo da caminhada de mais de três dias. Curioso sobre o que aconteceria ele diz:

Gn 22.7 “Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?”

                Isaque sabia que havia algo muito estranho prestes a acontecer e sabia que possivelmente ele seria a oferta de sacrifício, mas ainda assim obedeceu. Isso nos remete a um texto do novo testamento em que Jesus é o Isaque, vejamos:

Hb 5.7,8 “Ele Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte, e tendo sido ouvido por causa da sua piedade, mesmo sendo filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu.”

Isaque aprendeu a depender de Deus com seu pai, Abraão. Ele sabia que Deus iria fazer algo, e sabia que mesmo que o pior acontecesse, seria o melhor, pois teria vindo de Deus. É por essa razão que ele permitiu ser amarrado como cordeiro, não se queixou e nem correu, apenas esperou no Senhor.

Isaque tipifica o verdadeiro homem de Deus. Ele não se exaspera, ele espera. Não se move por emoções, mas crê nos princípios de Deus para sua vida. Faz tudo debaixo de conselhos e principalmente: Depende da vontade do Senhor, independentemente de qual seja.

Agora vejamos o outro lado da história.

Rebeca

A Palavra de Deus nos mostra algumas das qualidades de Rebeca:

Gn 24.16 “A moça era mui formosa de aparência, virgem, a quem nenhum homem havia possuído; ela desceu à fonte, encheu o seu cântaro e subiu.”

Rebeca era muito bonita. Com certeza muitos homens já haviam tentado conquistá-la, mas ela não aceitou. É importante entender que ela tinha escolha:

Gn 24.58 “Chamaram, pois, a Rebeca e lhe perguntaram: QUERES IR COM ESTE HOMEM? Ela respondeu: IREI.”

Rebeca podia decidir e não decidira por nenhum outro antes de Isaque, mas por quê? Pois Rebeca também esperava no Senhor. Ela sabia que Deus tinha algo realmente especial para ela. Outro detalhe importante: REBECA NÃO CONHECIA ISAQUE, mas sabia que ele era a resposta para ela. Ela servia com diligência:

Gn 24.17-19 “Então, o servo saiu-lhe ao encontro e disse: Dá-me de beber um pouco da água do teu cântaro. Ela respondeu: Bebe, meu senhor. E, prontamente, baixando o cântaro para a mão, lhe deu de beber. Acabando ela de dar a beber, disse: Tirarei água também para os teus camelos  até que todos bebam. E, apressando-se em despejar o cântaro no bebedouro, correu outra vez ao poço para tirar mais água; tirou-a e deu-a a todos os camelos.”

Essa passagem é muito, muito forte. Não se trata de um simples serviço. Rebeca não conhecia o homem, sabia que ele era um servo de alguém, e não um nobre. Ela prontamente se ofereceu para ajudar e ainda assim deu de beber a todos os camelos do servo. A julgar pelo fato de Rebeca antes de tudo ser mulher, ela não poderia carregar mais do que 30 litros de água sobre a cabeça, sua coluna e joelhos não agüentariam. O cântaro era de cerâmica e devia ter um volume de 40 litros no máximo, pesando alguma coisa em torno de 15 quilos vazio. Seriam quase que praticamente o peso da moça sobre sua cabeça, logo, sabemos que com certeza não poderia ser tanto. O fato é que um camelo bebe em média 120 litros de água em 10 minutos*, ou seja, ela precisaria dar no mínimo quatro viagens para saciar cada um dos dez camelos do servo (ver Gn 24.10). Assim, seriam simplesmente 40 viagens do pesado cântaro ao poço e um total de mais de 1200 litros de água retirados, o que é mais do que uma caixa d’água. Ela serviu possivelmente por mais de uma hora a quem nem mesmo conhecia.

Rebeca tipifica uma mulher de Deus também. Aguarda no Senhor, serve de coração aberto, guarda-se em pureza para um marido que nem mesmo conhece ainda, e é simples para ouvir a voz de Deus quando a chama. Novamente, vemos que o principal também ocorre aqui: Ela depende do Senhor.

O Encontro do Casal

Gn 24.63-65 “Saíra Isaque a meditar no campo, ao cair da tarde; erguendo os olhos, viu, e eis que vinham camelos. Também Rebeca levantou os olhos, e, vendo a Isaque, apeou do camelo, e perguntou ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? É o meu senhor, respondeu. Então, tomou ela o véu e se cobriu.”

Isaque estava meditando. Ele não estava preparando as coisas para o casamento, nem tampouco preparando lista de convidados, ele estava meditando no campo, sozinho. Isso nos remete à aquele versículo do novo testamento: “Aquele que não é casado, cuide das coisas do Senhor, de como agradar o Senhor”. Ele sabia que sua esposa estava a caminho, mas no entanto entendia que como solteiro deveria estar com o Senhor, cuidando das coisas de solteiro, cuidando de agradar ao Senhor.

Rebeca, ao ver Isaque e notificar ser ele seu futuro marido, se cobriu com o véu, como sinal de se guardar para que ele a visse no tempo certo. Era recatada, e permanecia aguardando no Senhor.

Isaque & Rebeca nos dias de hoje

Uma mulher néscia pode destruir o ministério de um homem de Deus, e da mesma forma um homem néscio pode tornar turvo e entristecido o coração de uma mulher de Deus pra sempre.

Por essa razão, o casamento é algo que deve ser observado com toda submissão a Deus. Se não formos exemplos de solteiros hoje, de forma alguma seremos casados exemplos amanhã. Devemos esperar em Deus e pedir que Ele guie nossos corações durante esse período de tantas dúvidas e medos que é a juventude como solteiros. Jamais devemos agir ou decidir algo movidos pela emoção, e sim pelos princípios que Deus coloca em nossas vidas. A grande maioria das vezes teremos nossos sentimentos e desejos contrariados pela vontade de Deus, mas se persistirmos em depender de Deus, negar a nós mesmos e agir pelos seus princípios, pela sua Santa Palavra, jamais seremos confundidos ou envergonhados.

Que possamos ser “Isaques” e “Rebecas” úteis para o Reino de Deus e resolvidos nEle. Que sejamos exemplos vivos para essa geração, revelando a dependência de Deus em nossas vidas, de forma que agrademos ao Pai em tudo.

Pv 4.23 “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário