Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Meditações sobre o Propósito Eterno de Deus (6)

Rm 5.12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.

Este texto fala sobre a justiça de Deus, isto é, as causas e as consequências. O pecado entrou através de um só homem. Veja que, embora Eva tenha pecado primeiro o texto fala de UM SÓ HOMEM, isto porque Adão e Eva eram um, e neles estava a semente que geraria toda a humanidade. Eles representavam toda a humanidade naquele momento, e quando pecaram, todos pecamos com eles.

O salário do pecado é a morte, isto é, a única razão da entrada da morte na vida do homem é o fato dele ter pecado. Morte aqui não é simplesmente perder o fôlego da vida, é separar-se permanentemente de Deus. Quando Deus disse aos dois que no dia em que comessem do fruto morreriam, podemos perceber isso. Veja bem que eles não morreram fisicamente, embora começassem a morrer assim a partir dali, pois foram proibidos de comer do fruto da Árvore da Vida, que lhes servia de alimento eterno. A morte que eles sofreram foi abandonar a presença de Deus permanentemente. Como consequência, passariam a definhar ano após ano até morrerem fisicamente também, e então passariam a eternidade completamente mortos, isto é separados de Deus e de tudo o que é vivo.

Seus filhos, já nasceram mortos, separados de Deus, condenados à mesma pena, afinal seus pais os representaram no ato do pecado. Repare que embora apenas 8 pessoas tenham sido livradas do dilúvio, essas oito pessoas eram descendentes de Adão e Eva também, e portanto, o resultado seria o mesmo, morte. Com isso, todos os seres humanos já nascem mortos, podemos comparar a vida com que nascemos com uma pilha nova, ela não possui uma fonte direta de alimentação, e por mais divertido que sejam as luzes que ela acenderá em um brinquedo para uma criança, a sua vida útil será curta e seu fim é o lixo, afastada de tudo e de todos.

É importante termos clareza disso ao pensar no Propósito Eterno de Deus, pois tudo irá ressaltar ainda mais o caráter maravilhoso de Cristo. Jesus decidiu morrer naquela cruz para que a justiça de Deus fosse feita. A única forma de nos reconciliarmos com Deus é sermos livres do nosso sobrenome de Adão, deixarmos de sermos seus filhos e nascermos de novo. Como nascermos de novo? Nascermos da água e do Espírito, como Jesus disse a Nicodemos (Jo 3.1-21), através de Cristo. Porque é como as escrituras dizem em Rm 5.19 “Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.” Glorificado seja o Nome do Senhor!

Um comentário:

  1. Que Deus maravilhoso né Gui! Louvado seja pela sua misericórdia. O abismo do pecado separou o homem de Deus, mas Ele enviou Jesus que se tornou a ponte de reconciliação entre Deus e os homens.
    Se o homem tão somente aceitar a Cristo como seu Senhor, Ele o justifica de todo pecado. Seu sangue nos traz de volta a vida! Glória a Deus!

    ResponderExcluir