Jo 13.34 – Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.
Os judeus estavam acostumados com mandamentos de toda espécie. Eles viviam da forma como queriam, atendo-se apenas a não se desviar das leis de Moisés. É extremamente mais fácil quando recebemos limites claros que não devem ser extrapolados, basta cumprir e está pronto.
Se quiser falar com franceses, então aprenda a falar francês. Se quiser fazer com que os judeus entendam, explique com leis e mandamentos. Foi exatamente isso que Jesus fez, ele deu um “simples” mandamento, ou melhor, um novo mandamento. Agora, antes de entrar na questão do mandamento em si, vamos entender a quem Ele deu esse mandamento: Aos seus discípulos. Todos quantos se chamam assim devem cumprir o seu mandamento, afinal Ele é o Mestre e sua autoridade está reconhecida no coração de cada homem e mulher que se chamam de discípulos de Jesus.
Qual é esse mandamento, essa ordem, essa lei? O Amor uns para com os outros. Amar é dar-se pelo outro, é preferi-lo em lugar de si mesmo, é viver em constante atitude de entrega e preferência. E qual é o padrão de amor que devemos seguir? Jesus ordenou que amássemos uns aos outros como Ele nos amou, e como foi isso? Ele se entregou por nós. Embora possamos ser levados para uma consciência de entrega associada ao sacrifício, morrer por uns pelos outros se necessário, isto é lindo, porém raso. Cristo espera uma entrega da Igreja uns pelos outros, mesmo estando vivos, uma entrega diária, deixando nos gastar uns pelos outros, para que o Amor de Cristo se estabeleça plenamente nos nossos corações. E aí é claro, se precisarmos morrer uns pelos outros, o faremos, mas deixando pra trás uma vida inteira de entrega, de manifestação do amor de Cristo, através do Espírito Santo de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário