Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Fez uma obra tremenda e grandiosa

image

At 10.38 – Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, por que Deus era com ele.

É interessante como o texto enfatiza “Jesus de Nazaré” pra citar Jesus Cristo. Ora, o texto está em Atos, logo, não são as palavras de Jesus, e sim da Igreja. Por que os apóstolos não disseram “como Deus ungiu ao Senhor do Universo” ou quem sabe “ao Príncipe da Paz”, ou ao “Verbo de Deus”? Porque Jesus de Nazaré? Quem era Nazaré? Nazaré era um lugar simples, sem pompa nenhuma, por que não dizer “Jesus de Israel”, não seria mais glorioso?

Glorioso seria, mas... O que é que eles queriam enfatizar? Jesus havia deixado TODA a sua glória e poder quando se esvaziou e se tornou homem, não é isso que está escrito em Fp 2.5-8? E o texto que continua, isto é, Fp 2.9-11 não diz que após ter ressuscitado Deus o exaltou sobremaneira? Então por certo que ele não tinha glória enquanto homem mortal.

É exatamente por isso que nossos amados irmãos usaram palavras tão simples pra descrever Jesus, por que era importante ressaltar que TODO o poder que Jesus recebeu do seu nascimento de Maria à morte na cruz veio de Deus. Deus o ungiu! Caso contrário, os ouvintes poderiam argumentar dizendo que Jesus tinha poder porque, ora, Ele era o Filho de Deus aqui na Terra, não? Por certo Ele era o Filho de Deus entre nós, mas não havia nele nenhum poder e unção que não viesse do Pai.

E com o que foi que Deus o ungiu? Com Espírito Santo e com poder. Vamos lembrar At 1.8, o texto diz lá que “recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo”. O recebimento do Espírito Santo implica em recebermos poder. Ora, At 10.38 está no contexto da pregação de Pedro à Cornélio e família, a primeira família gentia a ser incluída na Igreja. Estes gentios não tinham acesso ao texto de At 1.8 muito provavelmente, logo, era necessário reforçar que Jesus havia recebido o Espírito Santo e TAMBÉM o poder, ambos de Deus.

O que Jesus fez com essa unção? Andou por toda a parte. Pra que? Pra fazer o bem e CURAR a todos os oprimidos do diabo. Ele não ficou restrito apenas à uma região, ele foi aonde o Espírito que recebera do Pai o guiava. E ele fez o bem, o que é o bem? É a vontade de Deus materializada em ações. E também curou a todos aqueles que estavam sendo oprimidos pelo governo de satanás.

Como foi possível isso? Fazer uma obra tão grande e maravilhosa que dividiu a História entre antes e depois! Jesus marcou tudo o que há nesse universo e além, com aqueles 33 anos e meio naquela região desértica e quente do oriente médio. Ele fez isso por que Deus era com ele. Sempre com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário