Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Devemos perdoar como Jesus.

70x7

Cl 3.13 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;

70x7… o resultado não é simplesmente 490… o resultado é a vontade do Senhor, e sabemos que ela vai muito além de um resultado numérico.

Apesar de que o termo “suportar” possa significar ajudar, ou apoiar, creio que como todo o resto do texto esteja falando de perdão, devemos pensar nesta palavra como sendo o sentido de “aguentar”.

O texto diz que devemos suportar uns aos outros, isso quer dizer, não deixar que qualquer coisa que o outro venha a fazer possa influenciar na forma como me porto com ele diante do que a Palavra ensina. Um exemplo: imagine que você tem um discípulo que sempre se atrasa aos encontros, mas sempre pede perdão pelo erro. O coração pode dizer nesses momentos: “Esqueça, ele vai voltar a fazer tudo de novo, nem compensa falar sobre o “sim sim e não não” com ele de novo, agora é ele com Deus!”, mas isto está certo? Não! Não está. Suportar entra justamente aí, pois a Palavra nos diz pra exortar da forma necessária e nunca esmorecer, como poderíamos simplesmente dizer “basta”?

“Perdoai-vos mutuamente” está associado a manter o canal entre dois discípulos sempre limpo. Uma simples discórdia mal tratada pode desajustar as juntas e por isso o perdão deve ser uma prática constante em nossas vidas. O grande problema é que a base do perdão não é a justiça do Velho Testamento, mas a graça do Novo Testamento. Se entendemos que jamais poderíamos ter sido justificados diante de Deus mediante as leis, isto é, jamais seríamos perdoados pela nossa própria justiça, e somos justificados através do perdão em Jesus Cristo, mediante a graça recebida dEle, então da mesma forma devemos perdoar. Perdoamos por uma única razão, porque Jesus nos perdoou primeiro. Mesmo que o erro do irmão seja injustificável, muito mais injustificável é termos acesso à Deus através de Cristo, sendo nós outrora independentes do Pai. Assim como Jesus perdoou, assim devemos perdoar também.

Sei que não parece fácil perdoar à vezes, mas é sempre fácil. Imagine um búfalo amarrado por um fio muito fino à um tronco de madeira. A única razão pela qual ele permaneceria preso é se quisesse. A única razão pela qual colocamos impecilhos para perdoar as pessoas é o fino e frágil fio do orgulho, que nos prende e nos faz pensar que é justo agirmos assim, quando se foi injustiçado por alguém. O duro é lembrar que a coisa mais justa que já ocorreu em toda a existência foi um Pai pregar o próprio Filho em uma cruz, e colocar sobre ele a culpa de uma raça inteira estragada, isso sim foi justo, e assim a Bíblia nos diz. Será que podemos mesmo agir de forma orgulhosa? Será que podemos permanecer sem perdoar? Que o Senhor nos faça refletir.

Um enorme e carinhoso abraço em cada coração,

Guilherme Wilson, discípulo de Jesus.

Um comentário:

  1. Perdoar é mandamento do Pai, não depende dos nossos sentimento e é uma escolha baseada na palavra de Deus. A falta de perdão gera muitos males na nossa vida, por isso devemos seguir o exemplo de Jesus e perdoar sempre. Nossa dívida foi cancelada na cruz, fomos perdoados imerecidamente e isso deve nos mover a ter a mesma atitude de Cristo. Fui muito edificada com este post Gui, que o Papai continue te capacitando a escrever sobre o Seu caráter e a Sua verdade. Louvado seja o Senhor por este blog!

    ResponderExcluir