Pesquisar este blog

sábado, 21 de maio de 2011

Devemos ser santos como Jesus.

santidade

I Pe 1.15 pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento.

A palavra “santo” deriva de uma palavra grega que significa “separado”. Quando lemos esta palavra na Bíblia devemos entender como “separação”. Mas separar quer dizer dividir, colocar à parte, tornar distinguível. Quanto maior for o contraste, maior será a separação.

Mas só se separa o que está unido, e o texto diz que Jesus é santo, que Ele é separado de algo com o qual o resto do mundo nasce unido. Que coisa é essa? A independência. Ela dita as regras e gera procedimentos que são maus aos olhos de Deus. Devemos nos separar do mundo, e nos unirmos de novo a Deus. Devemos nos santificar.

Algumas coisas devem ser frisadas neste texto, pois ele fecha o cerco de uma forma extremamente abrangente, não há escapatória. Fica claro que devemos fazer exatamente como aquele que nos chamou. Não é uma santidade parcial, tampouco uma postura religiosa, mas um governar do Espírito em nós que nos santifique.

Não existe no texto uma escolha, mas uma ordem. Deus nos ordena que nos tornemos tão separados, tão santos, como Jesus, o que sabemos que é impossível ao homem. É daí que voltamos para a questão de que Deus não quer de nós uma postura religiosa, mas uma postura de filhos que o amam. Se o Pai deu essa ordem aos seus filhos, então isso quer dizer que é mais do que possível que eles a cumpram, porém... nEle. A santificação começa com o desejo de se separar para Deus.

Sabemos que os procedimentos externam o que vivemos. A palavra nos manda sermos santos em TODO o nosso procedimento. TODO em grego quer dizer TODO, rs. Como ser santo no procedimento, sem, no entanto, ser religioso? Podemos comparar essa situação com uma planta fraca que recebe adubo em suas raízes e contrastá-la com uma planta feita de tecido e plástico. Se apenas nos “podarmos” no que diz respeito ao que pensamos ser santos, estaremos nos transformando em plantas de plástico, que não aparentam ser ruins, mas, no entanto, não frutificam nem florescem. Se ao invés disso recebermos o adubo em nossas raízes, veremos nossas folhas se multiplicarem, virão as flores e os frutos. Frutos são referentes ao procedimento, e assim fica claro que para sermos santos em TODO o nosso procedimento precisamos antes de um íntimo e constante contato com Jesus. Só assim cumpriremos como bons filhos, a ordem de santidade que recebemos do Papai.

 

Santo como Tu És – Diante do Trono 9

Queridos, que sejamos santos como Jesus é, em todo o nosso procedimento, assim como manda a palavra, de forma que venhamos a agradá-lo, e honrá-lo com nosso viver.

No Amado,

Guilherme Wilson, discípulo de Jesus.

2 comentários:

  1. "ser santos como Jesus" esse deve ser o nosso grande alvo diariamente!Temos que andar com Jesus todos os dias, deixar a Sua palavra florescer em nós, para que possamos ter uma conduta que exalte a Cristo. Fomos escolhidos por Deus para sermos santos como Ele é e impactar a nossa geração com a Sua santidade. Glória a Deus pelo seu post Gui, Que o Espírito Santo continue te inspirando!

    ResponderExcluir
  2. A santidade de Cristo em nós deve ser perceptivel para vivermos no mundo como testemunhos vivos do que o Senhor pode contruir nas nossas vidas.
    Dulcimaria Pinheiro- Aracati-CE

    ResponderExcluir