Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Devemos servir como Jesus.

lava_pes2

Jo 13.14 Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros.

Existem algumas funções que são extremamente humilhantes. Durante toda a história essas atividades foram feitas por escravos e servos, nunca pela “nata” da sociedade. No tempo contexto da passagem, Era extremamente anti-higiênico entrar na casa de uma visita ou assentar à mesa sem lavar os... pés. Isso mesmo, curioso não? Esse ato era indispensável, o que provavelmente era explicado pela imundície que era o solo de um povo sem saneamento básico, além de ter um forte valor cultural o ato de lavar os pés.

Os pobres, bem, eles mesmos lavavam seus pés para comer, porém os ricos pagavam os pobres para fazer esse “serviço sujo e desonroso”. É importante que entendamos que se tratava realmente de algo desonroso!

Jesus lavou os pés dos discípulos, ou seja, ele se humilhou a ponto de servi-los dessa maneira, lavando seus imundos pés. Eram 24 pés sujos, carregados de sujeira ou até mesmo micoses, lavados diligentemente por Jesus, um a um. Depois de fazer isto Ele lhes perguntou se haviam COPREENDIDO o que Ele havia feito. Uma coisa é ver, outra diferente é compreender. Compreender quer dizer assimilar, tornar parte de si, do próprio raciocínio, gravar no coração. Jesus queria saber se eles haviam realmente compreendido tudo aquilo, afinal, não era algo lógico o que fizera.

Eles lhe chamavam Senhor e Mestre. Senhor é o mesmo do grego Kyrios que quer dizer “senhor de escravos” e Mestre talvez seja referente a rabino, o dono da gema rabínica, o detentor da idéia central, aquele que deve ser copiado literalmente e inteiramente por seus discípulos. Jesus diz que assim como ele lhes lavou os pés, assim deviam lavar os pés uns dos outros. Bom, qual a dificuldade frente ao exemplo de Jesus? Nenhuma, ora! Se meu mestre, acima do meu nível, se humilha diante de mim e lava os meus pés, é extremamente fácil que eu me humilhe diante daqueles que estão no mesmo nível que eu, isto é, os outros discípulos. Não deve haver dificuldade nenhuma nisso. Se houver dificuldades, estou olhando muito pouco para o meu Mestre e seu Exemplo.

Eu não sou maior que meu Mestre, logo, se meu Mestre lava meus pés isso deve causar um rebuliço total na minha mentalidade. Tenho que entender que se Jesus me deu o exemplo, foi pra eu seguir o exemplo, não apenas para admirá-lo dizendo: “Que maravilhoso, até me emociono, Jesus lavou meus pés! Oh! Jesus maravilhoso!” Aquele que COMPREENDE essas coisas é feliz ao praticá-las, não apenas em conhecê-las. Lavar os pés é um ato prático, não é um sentido figurado. Atos de exemplo são para gerar atos em conseqüência, então que possamos ser achados vivendo a consequência deste Exemplo maravilhoso que é o serviço, e assim sermos como Jesus.

“Aquele que não vive pra servir, não serve pra viver.”

Que Deus os abençoe,

Guilherme Wilson, discípulo de Jesus.

Um comentário:

  1. Que exemplo maravilhoso de servidão que Jesus nos deixou, considerando sempre o outro em primeiro lugar, buscando servir e não ser servido.
    Nunca mais vou esquecer essa frase tremenda que aprendi contigo Gui: "Aquele que não vive pra servir, não serve pra viver."
    Que o Senhor derrame grandes bênção sobre a tua vida!

    ResponderExcluir