Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de maio de 2011

Jesus existiu antes de todas as coisas

 

alpha_and_omega_copy

Jo 1.1-3 – No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle, e, sem Ele nada do que foi feito se fez.

Bom, o texto começa dizendo: No princípio. Sabemos que Deus não tem princípio nem fim, logo isso se refere ao que o homem considera por princípio, a geração do universo e tudo o que nele há, que é a instância mais antiga que o homem consegue imaginar. Trocando em miúdos, no tempo que a raça humana conhece por princípio o Verbo já existia de eternidade em eternidade.

Quem era o Verbo? Por certo o texto não se refere à classe gramatical verbo, mas, na linguagem dos antigos, verbo é o mesmo que palavra. Então, por que Jesus era o Verbo? Recordemos, quando Deus fez a Criação? Ele DISSE: “Haja!... e houve!”. Deus poderia ter estalado os dedos, ou mesmo pensado, mas Ele DISSE! Esse é o Verbo Criador de Deus, Ele estava neste momento sublime com Deus, Ele era o próprio Deus criando tudo, e por isso, sem Ele nada do que foi feito passaria a existir.

O Jesus Cristo que conhecemos, não surgiu em Maria, Ele acompanhou toda a árvore genealógica que deu origem à aquela virgem. Ele ainda não possuía nome, era o Verbo. Creio que não existe nada que conheçamos capaz de nomear a glória do Verbo. Tanto isso, que Jesus nas visões de João em Patmos aparece como: “O Verbo de Deus” (Ap 19.13).

Jesus sempre existiu e tudo criou desde sempre e para sempre, Ele é o Criador de tudo o que há no universo e além, Ele é a eterna materialização dos sonhos de Deus para toda a Eternidade. É importante entender isso com clareza para tentar compreender o tamanho do Seu Sacrifício.

Um comentário:

  1. Amém,Gui! Verdade, temos que compreender a magnitude da entrega de Cristo por nós. Ele se despojou de toda Glória por, simplesmente, nos amar, numa dimensão tal que nossa mente, pequenina, não consegue assimilar.

    ResponderExcluir