Pesquisar este blog

sábado, 7 de maio de 2011

Teve uma vida perfeita e irrepreensível

882checklist

I Pe 2.22 – O qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca;

Primeiro, a Palavra é clara, Jesus não cometeu pecado, nem de atitudes, nem no falar, nem mesmo no pensar e nem de herança, visto que não é descendente de Adão. Nesse momento precisamos lembrar que Jesus recebeu um corpo através de Maria, mas sua essência, sua raiz, nunca pertenceu a este mundo. Ele era o Filho de Deus, esvaziado e humilhado em forma de homem.

Já a segunda parte fala sobre dolo, isto é, que nenhum dolo se achou em Sua boca. O que vem a ser dolo? Já ouviu falar em homicídio culposo e homicídio doloso? No culposo existe a intenção de efetuar o crime, ao passo que no doloso não existe a intenção de matar. No Velho Testamento existiam as chamadas “cidades-refúgio”, que eram lugares para abrigar aqueles que cometessem crimes dolosos, para evitar que o vingador do sangue inocente não os matasse antes do julgamento (Nm 35.11-15). Dolo é fazer ou dizer algo que não era exatamente o que gostaríamos de fazer ou dizer. Um exemplo é a típica frase: “Me desculpe, eu não sabia que...” A expressão “me desculpe” acompanha muito freqüentemente o dolo em nossas falas.

Jesus, porém, nem dolo algum se achou em sua boca. Isso quer dizer que Jesus não precisou se explicar por algo nunca. Tudo aquilo que Ele disse, ele tinha certeza de que era o que precisava ser dito.

Jo 8.29 – E aquele que me enviou está comigo, não me deixou só, porque eu sempre faço o que lhe agrada.

Este texto tem a receita para uma vida livre de pecados, fazer sempre aquilo que agrada a Deus. Tão simples e verdadeiro quanto isso é o fato de que fazer o que agrada a Deus não é o mesmo que não fazer o que Deus não gosta. A parábola dos talentos ilustra isso com muita clareza. O que foi que o servo mal e infiel fez com o único talento que recebeu? Roubou? Não, ele não roubou. Apostou? Nem mesmo apostou. Gastou? Não, ele não gastou. O que ele fez então? Enterrou e o devolveu da mesma forma que recebeu. De que foi mesmo que Jesus o chama? De servo mal e infiel.

O fato de não vivermos pecando não é um favor que fazemos a Deus, mas um favor que fazemos a nós mesmos! Caso contrário, estaríamos nos entregando ao inferno deliberadamente, negando a segunda chance que recebemos em Cristo. E para que foi que Jesus nos chamou mesmo? Vamos lembrar o que está escrito em Jo 15.16, fomos nós que escolhemos Jesus? Não... Ele nos escolheu, e pra que? Pra vivermos uma vidinha medíocre sem matar, roubar ou mentir, não é isso? Claro que não. Pra que então, pra nos segurarmos firmemente em Cristo e nos garantirmos salvos enfiados debaixo de um cobertor, afinal Jesus vai voltar e eu tenho que me garantir, precisa manter a pureza, não é? Não! “Pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça”!

2 comentários:

  1. Louvamos ao Senhor pela sua vida e por tudo que Ele tem acrescentado da vida d'Ele na sua!
    Que a graça do Senhor seja abundantemente derramada sobre o seu viver!
    Seus pais,Elias e Elizette.

    ResponderExcluir
  2. No crime doloso existe a intenção de matar. Verifique!

    ResponderExcluir